11/08/2020

Aciub apoia curso gratuito de mediação e arbitragem para advogados

Em uma iniciativa com apoio da Aciub, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) oferece um curso gratuito e online para profissionais e estudantes do Direito com o tema ‘Mediação e Arbitragem - O que os advogados precisam saber’. O encontro virtual acontece de 17 a 28 de agosto, das 17h às 19h, com carga horária de 12 horas. Para participar, os interessados em conhecer métodos para maximizar resultados na prática, podem acessar aciub.com.br/inscricoes e preencher o formulário de inscrições. 

A CBMAE, realizadora do curso, faz parte da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e nesta iniciativa conta com a parceria da Comissão de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Confira o conteúdo programático do curso:

Módulo I – Conhecendo os meios adequados de tratamento de conflitos;

Módulo II – O dever da advocacia de estimular os meios adequados e como identificar o melhor caminho (mediação, arbitragem e outros);

Módulo III - Como prever contratualmente o caminho escolhido – redigindo a cláusula de Mediação e Arbitragem e o compromisso arbitral;

Módulo IV – Como encaminhar as disputas novas e já ajuizadas para a mediação e a arbitragem e como explorar melhor o potencial da Mediação e da Arbitragem;

Módulo V – Os honorários dos advogados na Mediação e na Arbitragem;

Módulo VI – Aspectos práticos fundamentais da escolha da câmara e dos Mediadores e Árbitros. Planejando a Mediação. Planejando a Arbitragem.

Na coordenação dos encontros estão os profissionais Asdrubal Júnior e Eduardo Vieira (Coordenador Nacional da CBMAE).

Asdrubal Júnior, advogado no Brasil e em Portugal, será o instrutor do curso. Ele que é Pós-Graduado em Direito Público, Mestre em Direito Privado e Doutorando em Direito, além de Especialista em Mediação e Arbitragem desde 2001 e Mediador Certificado ICFML. Esteve na Presidência da Comissão de Arbitragem da OAB/DF (Gestões 2013-2015/2016-2018) e foi Membro da Comissão Especial de Arbitragem do CFOAB (Gestão 2017-2019). Asdrubal também foi Diretor da Escola Superior da Advocacia da OAB/DF e da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário UniProjeção, além de Pró-Reitor de Graduação do Centro Universitário UDF. É profissional de Dispute Boards pela DRBF Foundation e ainda autor e Co-autor de obras nas áreas de Mediação e Arbitragem.

O curso ainda contará com a participação dos mediadores:

Dia 17/08 – Dr. Aldemar Motta (Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/AL).

Dia 19/08 – Dr. Daniel Resende (Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/MG).

Dia 21/08 – Dr. Bruno Anderson Matos e Silva (Presidente da Comissão de arbitragem e Vice Presidente da Comissão de conciliação e mediação da OAB/MS).

Dia 28/08 – Dr. Ivaldo Praddo (Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MA).


Legenda: Curso Mediação e Arbitragem para Advogados
Créditos: