12/05/2023

Aciub promove palestra gratuita sobre investimentos para empreendedores na próxima quinta (18)

Conhecer os modos de funcionamento do mercado financeiro e as possibilidades de investimentos é de grande importância para todo empreendedor e faz parte de um bom conhecimento sobre finanças. Pensando nisso, a Aciub promove no dia 18 de Maio, às 18h30, em sua sede – na av. Vasconcelos Costa, 1500 – a palestra “Mercado Financeiro: aprenda mais sobre investimentos” com os economistas e sócios da Kaza Capital, Carlos Roza e Rafael Menicucci. O encontro é totalmente gratuito e aberto aos associados e comunidade em geral, basta se inscrever antecipadamente em aciub.com.br/inscricoes. 

Muitos pequenos e médios empresários não conhecem as opções de investimentos que existem atualmente, e as movimentações do mercado financeiro de forma geral. Entretanto, é importante estar por dentro do assunto para poder identificar boas oportunidades para se investir e crescer. 

Por isso, compreender os diferentes tipos de investimento, os riscos envolvidos, e o momento adequado para fazer cada um é essencial e faz parte de uma educação financeira completa. No ano passado, por exemplo, a renda fixa foi o ativo mais procurado pelos brasileiros, representando 60,3% dos investimentos. Neste ano, ela segue sendo a grande aposta para um investimento seguro, devido à alta taxa de juros. Mas não basta seguir tendências, o investidor tem que se qualificar no assunto. 

Na palestra, o público poderá aprender mais sobre mercado financeiro e como fazer aplicações assertivas. Uma das pautas principais do encontro é como conciliar investimentos de baixo risco com alta liquidez no fluxo de caixa da empresa. Além disso, os palestrantes também abordarão quais são os tipos de investimentos disponíveis – como o de renda fixa – como identificar o momento certo para tirar ou injetar dinheiro em cada um deles, os riscos envolvidos, e os perfis de investidores, serão alguns assuntos abordados.

O evento conta com o apoio do AL-INVEST Verde, que é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde. O projeto, intitulado Economia Circular no Triângulo, visa promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. Ao longo de sua execução, o programa irá fornecer capacitações, assistências técnicas, atividades de promoção comercial, networking e outras ações para contribuir com a produtividade e a competitividade das MPEs na região.


Legenda:
Créditos: