22/12/2020

Aciub recebe secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de MG para apresentar projetos e o edital da 6ª rodada do Seed

Nesta quarta-feira (23) às 14h30 o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, será recebido na Aciub para apresentação de programas desenvolvidos pela Secretaria, com destaque a mais uma rodada da aceleração de startups por meio do Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development.

O secretário-adjunto apresentará ao presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, e convidados, projetos em andamento e o edital da 6ª rodada de aceleração de startups do Seed, que foi lançado na última semana pelo governador Romeu Zema, e será uma edição especial, destinando 90% das 60 vagas para startups com soluções tecnológicas voltadas à desafios apresentados por órgãos públicos. As outras vagas serão para projetos de negócios de base tecnológica de quaisquer segmentos. A equipe do Seed levantou com órgãos da administração direta e indireta do Governo de Minas os desafios enfrentados por eles e que poderiam ser solucionados por startups. Ao todo, 22 instituições inscreveram 105 propostas, sendo 37 aprovadas para pautar as startups selecionadas para a 6ª rodada.

Este edital foi lançado na última semana pelo governador Romeu Zema e todas as startups selecionadas terão acesso ao incentivo financeiro previsto no edital. Para se inscrever, a startup tem que ter CNPJ, o que é uma novidade desta rodada, já que nas edições anteriores o repasse do Seed capital era feito diretamente para o CPF dos participantes. Uma outra alteração no programa, que será explicado no encontro, é que passados dois meses do início da aceleração haverá uma redução de 33% entre as 60 startups, deixando apenas 40 delas por mais quatro meses. A escolha e seleção será feita com base em pontuação estabelecida no edital.

Devido ao isolamento social por conta da covid-19, a aceleração nesta edição acontecerá virtualmente, com capacitações e mentorias on-line, conexões com desafios reais, potenciais clientes e investidores, além da extinção de horas obrigatórias de coworking. Os participantes terão serviços de acompanhamento e de aconselhamento técnico, gerencial e estratégico, com objetivo de auxiliá-los a desenvolverem competências empreendedoras e a transformarem protótipos em negócios aderentes a desafios públicos reais, com soluções tecnológicas escaláveis.

Para acessar o edital com todas as informações basta acessar seed.mg.gov.br e dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail operacoes@seed.mg.gov.br.


Legenda:
Créditos: