23/08/2021

Agosto Lilás: Una Uberlândia e Una Catalão promovem mesa-redonda sobre questões legais da violência doméstica

 

Os números alarmantes que indicam o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia chamam a atenção há alguns meses. A pesquisa mais recente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada no início deste mês, aponta que em 20,3% dos municípios brasileiros foi registrado aumento nas agressões físicas e verbais contra as mulheres, e 41,9% das cidades do país apontaram aumento na violência contra mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência. O cenário demanda conscientização e discussão sobre o tema com informações de qualidade, e pensando nisso, o Centro Universitário Una Uberlândia e a Una Catalão, que fazem parte do ecossistema Ânima Educação, realizam nesta quarta (25), a mesa-redonda “Agosto Lilás - Violência doméstica”.  O encontro online acontece a partir das 19h, com transmissão ao vivo no link bit.ly/agostolilasuna .A iniciativa acontece com o apoio da OAB Uberlândia/MG, da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) e da ONG SOS Mulher.

O evento discutirá a alteração da Lei 14.188, diretriz que define o programa de cooperação “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, que com mudanças anunciadas no último mês, passa a determinar também que haja penalizações para casos de violência emocional. Além disso, a mesa-redonda também coloca em pauta a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, como um mecanismo para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A mesa-redonda é uma iniciativa dos cursos de direito das duas Faculdades, e tem o objetivo de levar conhecimento à toda comunidade, como explica a professora da Una Uberlândia, Letycia Helou Alves. “O Agosto Lilás é uma campanha que reforça uma atenção que precisamos ter diariamente. Para identificarmos os primeiros sinais de violência doméstica, precisamos ficar atentos na busca de informações. A nossa missão é levar ao público, da forma mais dinâmica possível, conhecimento sobre o assunto, as leis existentes, as novidades na legislação, os suportes que as vítimas de violência doméstica possuem”, pontua ela.

Para compor a mesa-redonda, um time de mulheres especialistas no assunto foi convidado.  Confira quem estará debatendo sobre o tema:

Cláudia Guerra - Doutora em História e ativista fundadora e voluntária da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia desde 1997.

Fabiana Augusta -Mestre em direito internacional e professora do curso de direito na Una Uberlândia.

Rafhaella Cardoso - Doutora em Direito Penal Econômico e presidente Regional da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) de Minas Gerais.

 

Serviço:

Mesa-redonda “Agosto Lilás - Violência doméstica”

Realização: Centro Universitário Una Uberlândia

Quando: 25 de agosto, às 19h

Ao vivo pelo link bit.ly/agostolilasuna

 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una atua em Minas Gerais e Goiás, oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação além da pós-graduação. Posicionada entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

 


Legenda:
Créditos: