07/10/2021

Alta nos combustíveis: especialista dá dicas de como economizar

O litro da gasolina subiu 27% de janeiro a agosto de 2021, segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). A alta, somada aos outros diversos gastos, pesa no bolso dos brasileiros que procuram meios de economizar com o combustível para equilibrar as contas no final do mês. Segundo o professor Neuber Figueiredo Costa, da Una Jataí, que faz parte do ecossistema Ânima Educação, com alguns cuidados e boas práticas é possível controlar esses gastos. E para apoiar a população, o especialista explica algumas questões sobre a mecânica dos automóveis e dá dicas fáceis de serem aplicadas. 

Apesar de não haver fórmula mágica para fazer com que os veículos consumam menos combustível, vale a pena adotar algumas boas práticas que podem ajudar, confira algumas dúvidas esclarecidas por Neuber Figueiredo:

- Quais peças do motor do carro estão mais ligadas ao consumo de combustível ?

“De modo geral, muitos sistemas estão envolvidos nesse assunto, mas o que precisamos ficar mais atentos são os pneus, o sistema de injeção eletrônica de combustível  e o filtro de combustível. Esses três itens devem ser monitorados constantemente nas manutenções preventivas e sempre trocados conforme orientação do fabricante do carro”, pontuou ele. 

- Existe algum problema no motor que pode fazer com que o veículo consuma mais combustível?

“Sim, o sistema de injeção eletrônica influencia diretamente no consumo, principalmente a conservação dos bicos de injeção, pois eles são sensíveis a má qualidade do combustível e podem facilmente se obstruir causando o aumento do consumo e também falhas no funcionamento do motor”,  comentou Neuber. 

- O ar condicionado pode fazer com que o consumo aumente?

“Bom, segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária, o ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. Mas, nem sempre quando ele está ligado quer dizer mais gasto, hoje, os carros já possuem sistemas mais modernos e também é preciso observar alguns pontos. Um bom exemplo é que, quando um carro está a mais de 80km/h em uma rodovia, o ar-condicionado ligado não representa um consumo maior do que se o veículo estivesse com as janelas aberta, isso porque o atrito o vento cria uma grande resistência, e os vidros abaixados criam uma zona de turbulência, já que o ar não passa rente pela carroceria, fazendo com que o motor do carro trabalhe mais. Além disso, usar o modo que recircula o ar pode ser uma boa saída”, explica o professor. 

É possível: confira dicas práticas de como economizar nos gastos com combustível

Por fim, Neuber dá algumas dicas de boas práticas que podem ser adotadas em relação à condução e manutenção do veículo, que podem auxiliar na economia. “Temos algumas coisas simples mas eficazes, por exemplo, dirigir evitando uma alta rotação do motor, mantendo uma velocidade constante e sempre utilizando das trocas de marchas para manter a velocidade e diminuir a rotação. Hoje inclusive, alguns veículos são equipados com indicador de rpm também conhecido como ‘conta giros’, além disso, o ideal é manter uma rotação inferior a 3000 rpm, pois o combustível é injetado a cada rotação”, compartilha Neuber, que dá algumas últimas dicas: “verifique sempre a calibragem dos pneus, pois se estiverem com baixa calibragem podem aumentar o atrito entre o pneu e o solo, aumentando o consumo de combustível. Também mantenha as manutenções sempre em dia e procure postos que forneçam um combustível de qualidade”, finaliza. 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una atua em Minas Gerais e Goiás, oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação além da pós-graduação. Posicionada entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

 


Legenda:
Créditos: