23/01/2024

Brasal Incorporações é parceira em nova edição do projeto Jardim Urbano

Iniciativa promove intervenção artística para transformar mobiliário urbano e lugares em Uberlândia; Nesta edição, os abrigos de ônibus da Avenida Monsenhor Eduardo se tornarão a primeira galeria de arte pública do município.

O projeto Jardim Urbano, iniciativa independente que há três anos ressignifica espaços urbanos por meio da arte, chega a mais uma edição, desta vez intitulada "Jardim Urbano - Edição Monsenhor Eduardo". A Brasal Incorporações é apoiadora da iniciativa  que é um marco na valorização da criatividade e na conexão da comunidade com o ambiente urbano. Nesta edição, a iniciativa toma proporções ainda maiores e nove artistas irão transformar os nove abrigos de ônibus da avenida Monsenhor Eduardo em uma galeria de arte a céu aberto. A pintura dos abrigos acontece no domingo, 28 de janeiro, durante todo o dia, marcando o início da Semana Municipal de Graffiti e Arte Urbana.

Para Gabriela Zago, Coordenadora de Marketing da Brasal Incorporações Filial Uberlândia, o objetivo dessa intervenção artística vai além do visual estético, buscando promover a reflexão sobre a expansão da cidade, não apenas em termos industriais, mas também no âmbito cultural. “Uberlândia é uma cidade com um grande potencial cultural que transforma nossas ruas com cores, desenhos e ilustrações. E projetos como o Jardim Urbano além de fomentarem a economia criativa local, dão espaço à artistas e fortalecem os laços da nossa comunidade com a arte e a cultura.”, pontua. 

No domingo, 28/01, os artistas convidados irão pintar as partes internas dos pontos de ônibus com obras autorais inéditas. Já as partes externas receberão uma homenagem a rica história da Mogiana, uma antiga via férrea conhecida como Companhia Mogiana de Estradas de Ferro,  do município de Campinas.  Em 1888, a linha de ferro ligava São Paulo e Goiás, passando por Minas Gerais, e foi muito importante para o crescimento de Uberlândia e os trilhos percorriam onde hoje são as avenidas Monsenhor Eduardo e João Naves de Ávila. Por isso, cada ponto de ônibus será ressignificado, em sua face externa, com uma pintura alusiva à linha férrea, rememorando a história local em diálogo com a fruição criativa dos artistas locais.

A população é convidada a conferir a intervenção urbana e a atuação dos artistas voluntários, que irão realizar suas pinturas de forma simultânea durante a Feira Livre que acontece tradicionalmente aos domingos na Avenida. “A intervenção reforça a necessidade de ressignificar espaços urbanos, estimular a criatividade e promover a identidade cultural da cidade. E é ciente da importância destes pontos que a Brasal Incorporações é parceira do projeto e estamos ansiosos para conferir o resultado final.” finaliza Gabriela. 

Idealizado por Débora Costa e Tiago Dequete, o projeto já deixou sua marca em diversos pontos da cidade, e em 2021, recebeu reconhecimento internacional ao participar do Dia Mundial da Criatividade. Neste ano, a edição Jardim Urbano - Edição Monsenhor Eduardo é uma parceria também com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Governo. São também apoiadores   a Lunar, o On Motel e a Uniube. 

A valorização cultural da cidade é um compromisso da Brasal Incorporações e se reflete em diversas outras ações que a empresa já apoiou ou promoveu. Por exemplo, a revitalização do Teatro de Arena na Praça Sérgio Pacheco, em 2022, que não apenas preservou um importante patrimônio do município, mas também proporcionou um espaço vital para a expressão artística local. Ao apoiar a Exposição Perspectivas, que retratou Uberlândia pelos olhos de 10 artistas locais, não apenas celebrou a riqueza criativa da cidade, mas também promoveu uma identidade cultural única. Além disso, em uma parceria longínqua de sete anos com o Teatro Municipal, a Brasal é patrocinadora de diversas peças artísticas que o espaço recebe. Uma contribuição duradoura para o cenário artístico. O apoio a essas iniciativas reforça o compromisso da Brasal com a revitalização cultural da região e solidifica uma parceria valiosa entre a empresa e a comunidade.

Sobre a Brasal

Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária, produção e distribuição de bebidas, concessionária de veículos, comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável.

Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivencia ou investe em um Brasal. Chegou ao mercado de Goiânia em 2011, quatro anos depois lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia.

Nos seus 20 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 8.500 unidades entregues e em obra, cerca de 1,5 milhão de metros quadrados construídos e R$ 7,3 bilhões em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados.

Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos, é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work), alcançando pela 6ª vez consecutiva a certificação GPTW. Além disso, seu Sistema de Gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQP H/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade. Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio. Todos eles feitos sob os mais exigentes critérios de inteligência e excelência construtiva, que visam processos sustentáveis no âmbito social e ambiental. A Brasal Incorporações trabalha para que a satisfação seja o elo entre sua marca e seus clientes, internos e externos. Porque confiança gera resultado.


Legenda:
Créditos: