13/12/2021

Câncer de pele: saiba como prevenir o tumor mais comum na população brasileira

No mês marcado pela campanha Dezembro Laranja, a Oncoclínicas Uberlândia promove live reforçando a conscientização sobre o câncer que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país

As altas temperaturas são propícias para aproveitar momentos ao ar livre, e consequentemente ficar mais tempo exposto ao sol, porém é preciso cuidado para não gerar complicações à saúde. A exposição prolongada, repetida e sem proteção aos raios ultravioleta do sol aumentam, em até 10 vezes, as chances para o desenvolvimento do câncer de pele, o tumor mais frequente na população brasileira. Neste mês, marcado pela campanha Dezembro Laranja, que visa conscientizar sobre a doença, a Oncoclínicas Uberlândia promove live para esclarecer os mitos e verdades sobre o câncer de pele, com participação da especialista da instituição, Nathalia Almeida, que compartilha orientações e reforça os cuidados necessários para a prevenção deste tipo de câncer. 

Somente este ano devem ser registrados mais de 176 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, sendo 83.770 em homens e 93.170 novos registros em mulheres. O número corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. São índices elevados, porém a boa notícia é que as taxas de cura são altas e a doença é de fácil prevenção pelo controle dos fatores de risco, como orienta a oncologista Nathalia Almeida. "Este tipo de câncer é evitável na maioria das situações, por isso, reforçar a conscientização sobre os cuidados com a pele, que ainda devem ser intensificados neste período de calor mais intenso, é sempre válido. O uso do protetor solar deve fazer parte da nossa rotina diária e não apenas lembrado para momentos de lazer, na piscina ou praia", destaca a especialista. Confira outras dicas: 

  • Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
  • Se proteger adequadamente, com roupas, bonés, chapéus de abas largas, óculos com proteção UV, e sombrinhas;
  • Procurar lugares com sombras;
  • Aplicar protetor solar antes de se expor ao sol. É indicado que o fator de proteção seja no mínimo 30 e que seja feita a reaplicação do filtro a cada duas horas durante o período de exposição e depois de mergulho ou grande transpiração, mesmo para aqueles que sejam à prova d'água;
  • Usar protetor solar também nos lábios;
  • A proteção também deve ser utilizada em dias nublados;
  • Esteja atento a áreas com tatuagens, pois elas podem esconder lesões. 

O mais comum é o câncer não melanoma, que abrange os carcinomas basocelular e espinocelular, correspondente a cerca de 70% dos casos na população, e o mais raro, e também mais grave, é o melanoma que representa menos de 3% dos casos. Os tumores de pele não melanoma tem altas chances de cura apenas com cirurgia quando detectados em estágio inicial, e para o melanoma, a chance de cura vem aumentando com novos tratamentos que incluem imunoterapia e medicamentos orais. A especialista aponta os sinais que merecem atenção. "Este tipo de tumor pode aparecer na pele ou mucosas na forma de manchas, pintas e sinais. É importante observar regularmente o surgimento de sinais ou mudanças em marcas previamente não existentes, e havendo qualquer indícios, é essencial procurar o médico para caso seja necessário realizar exames mais complexos", explica a oncologista que ainda detalha os aspectos que devem ser observados em pintas que tenham pelo corpo. "O método ABCDE é uma referência utilizada na identificação de alterações que podem ocorrer em sinais ou pintas da pele. Com ela são observadas a assimetria, as bordas, cor, dimensão e evolução da lesão. Além disso, notar que o sinal ou a pinta são assimétricos, têm bordas irregulares, a cor não seja uniforme, a marca seja maior que 6mm e que o sinal esteja crescendo são um alerta de que merece uma investigação mais detalhada", reforça Nathalia.

Quanto ao tratamento, é levado em consideração o tipo, estágio e extensão do tumor para a definição da conduta a ser empregada. "Na maioria dos casos, seja de não melanoma ou mesmo o melanoma, a cirurgia é capaz de resolver e outras formas de tratamento não são necessárias. Nesse procedimento é realizada a ressecção cirúrgica, ou seja, a remoção completa do tumor", aponta a oncologista. 

 

Live esclarece os mitos e as verdades sobre o câncer de pele

Com a proposta de ter a informação como principal aliada para a conscientização sobre o câncer de pele, a Oncoclínicas Uberlândia realiza na quinta-feira (16 de dezembro), às 19h, uma live com a oncologista da instituição, Nathalia Almeida e a dermatologista, Fernanda Braga, nos perfis do Instagram da instituição (@oncoclinicastriangulo) e da médica (@drafernandabraga). Na transmissão, as especialistas vão comentar sobre as formas de prevenção, tratamento, fatores de risco e ainda desmistificar os mitos sobre a doença. 


Legenda:
Créditos: