30/10/2020

Coden apresenta reivindicações à candidatos a prefeito e vereador em Uberlândia

Conselho realizará um encontro virtual com os candidatos a prefeito e disponibiliza o documento para acesso virtual e assinatura dos candidatos a vereador

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia (Coden), que representa entidades de classe e organizações comprometidas com o desenvolvimento econômico e social de Uberlândia - sem interesse político-partidário, desenvolverá duas ações para apresentar aos candidatos às eleições municipais deste ano reivindicações de interesse da sociedade, e que são defendidas pelas entidades. O objetivo é garantir um compromisso expresso dos candidatos, com assinatura dos documentos elaborados. Para os candidatos a vereador, as reivindicações visam à eficiência na gestão pública por meio de ações que gerem redução de despesas no Legislativo, inclusive, reduzindo o número de vereadores. (veja abaixo a lista completa).

Para apresentar as reivindicações aos candidatos a prefeito será promovida uma reunião virtual do Coden, no dia 3 de novembro às 19h, com transmissão ao vivo para que qualquer pessoa possa acompanhar acessando a página do Coden no YouTube. Nesta reunião o presidente do Coden, Fábio Pergher, fará uma apresentação sobre a entidade e os indicadores definidos como sendo os mais relevantes para a administração do município. Na sequencia cada candidato será convidado a apresentar as ações previstas em seus respectivos planos de governo para evolução dos resultados desses indicadores. Nesta dinâmica haverá o sorteio de um indicador a ser abordado, assim como o candidato que poderá falar sobre aquele tema. Cada candidato tratará de dois indicadores e, após todos terem o direito à fala, os conselheiros do Coden complementarão com eventuais questões relacionadas aos principais desafios do futuro da cidade.

Os indicadores que serão apresentados foram elaborados pelas Câmaras Técnicas do Coden, que são divididas nas seguintes temáticas: segurança, infraestrutura e mobilidade, desenvolvimento econômico, saúde e educação. Nesta reunião o Coden reforçará que a reivindicação é de que os candidatos se comprometam a considerar os indicadores apresentados em seus planos de governo e eventual plano de gestão de quem for eleito. O material completo será disponibilizado por meio da página coden2100.com.br no menu ‘Indicadores Prefeitos’.

Documento com reivindicação para os candidatos a vereador

No caso dos candidatos a uma das 27 vagas de vereador em Uberlândia, o documento com as reivindicações deverá ser acessado na página coden2100.com.br onde tem o passo a passo para envio do material assinado. Esta página também apresentará quem são os candidatos que se comprometeram com as reivindicações, que são as seguintes:

  1.     Redução do número de vereadores em Uberlândia dos atuais 27 para, no máximo, 21 legisladores (aprovação na legislatura que assume em 2021 com validade para a legislatura de 2025 a 2029);
  2.     Redução do número de assessores por gabinete limitado a, no máximo, 7 assessores;
  3.     Extinção da verba indenizatória;
  4.     Apoio a todos os projetos de lei para a melhoria do ambiente de negócios, especialmente ações com foco em desburocratização dos serviços públicos municipais, facilitando o acesso ao crédito, reduzindo ou extinguindo tributos.

 

O CODEN

O Coden nasceu em abril de 2015, como resultado do Fórum Uberlândia 2100, uma iniciativa de empreendedores locais, tendo como objetivo planejar Uberlândia no longo prazo por meio de ações concretas para que ela continue a crescer, desenvolver-se e oferecer condições de vida digna aos cidadãos do futuro. Trata-se de um conselho que envolve a sociedade civil, e trabalha em conjunto com o setor público, mas que vai além da transitoriedade dos mandatos políticos e de seus mandatários.

O Coden conta com a participação de instituições de diferentes áreas, sendo organizado por meio de Câmaras Temáticas. As entidades que integram o Conselho são: Associação Comercial e Industrial de Uberlândia - ACIUB; Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia - CDL; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Regional Vale do Paranaíba - FIEMG; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA-MINAS; Prefeitura Municipal de Uberlândia; Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Polícia Civil de Minas Gerais; Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG; Sindicato Rural de Uberlândia; Ordem dos Advogados do Brasil – 13ª Subseção - OAB; Polícia Militar de Minas Gerais; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE MG; Associação dos Bairros; Conselho de Maçons do Triângulo; Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP e Sociedade Médica de Uberlândia.


Legenda:
Créditos: