27/04/2020

Covid-19: Como cuidar da postura em casa?

Neste período de isolamento social, medida adotada devido a pandemia da Covid-19 visando a redução da circulação e disseminação do novo Coronavírus, empresas e instituições de ensino buscaram diferentes alternativas para manter suas atividades. Inúmeros trabalhadores passaram a atuar em home office, e faculdades e escolas intensificaram a aprendizagem e ensino digital.

Estando em casa é natural sentir-se à vontade e querer aproveitar mais o sofá ou a cama até mesmo no momento do trabalho e do estudo, porém, nesta condição um aspecto que acaba sendo deixado de lado é a preocupação com a postura. Este descuido traz consequências, como desconfortos, dores e até podem chegar a lesões mais graves, além de contribuir para o aumento do cansaço. A fisioterapeuta da Una Catalão, Fernanda Ferreira Vaz, compartilha orientações para evitar posições inadequadas e livrar-se dos riscos. “É essencial ter um local reservado para trabalhar com iluminação, mesa e cadeira adequadas, e ser disciplinado para resistir às tentações de se aconchegar em outros espaços, como a cama e o sofá. A indicação é de que neste local destinado para as tarefas, as alturas da mesa e da cadeira estejam harmoniosos, de forma que a coluna e o pescoço possam estar sempre eretos e as costas estejam apoiadas no encosto. Também é importante propiciar apoio para os antebraços na mesa e caso a pessoa tenha baixa estatura, é indicado ter um apoio para os pés, evitando uma sobrecarga principalmente na lombar. Além disso, avalie a iluminação do espaço para impossibilitar reflexos na tela e evitar projeções do pescoço, mantendo o apoio das costas”, comenta.

Além da adequação do local, outras medidas podem auxiliar para minimizar os riscos de permanecer por longos períodos sentado. A profissional orienta a realização de pausas para alongar durante a jornada. “Assim como o convencional, o estudo e o trabalho em casa necessitam de pausas para descanso dos músculos e ossos, e nestes intervalos o ideal é que realize alongamentos. Aproveite para exercitar alongando o pescoço, ombros, pulsos, braços, pernas e tronco. Esta prática ajuda no alívio de tensões e dores musculares, auxiliam na circulação sanguínea, alinham a coluna e contribuem para a melhora do funcionamento dos órgãos”, explica. “Os benefícios da prática rotineira de exercícios são amplamente conhecidos, e as atividades físicas também auxiliarão nos cuidados com a coluna devido a resistência adquirida que será uma aliada importante no combate às dores”, finaliza a especialista.


Legenda:
Créditos: