08/04/2020

Covid-19: Como manter a rotina de atividades físicas em tempos de isolamento social

A pandemia de coronavírus (Covid-19) trouxe uma nova realidade para todos. O isolamento social tem sido aconselhado por especialistas como a melhor forma de diminuir a transmissão da doença. Com este novo cenário, as academias estão fechadas, visando evitar as aglomerações, e por isso, nada melhor do que ajustar a rotina e manter as atividades físicas mesmo em casa.

É importante ressaltar que todos devem fazer algum exercício, pois ele é fundamental para a melhora da qualidade de vida, como destaca a professora do Cajubá Country Club, Marcela de Azevedo*. "A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico, assim como auxilia na melhoria do sono e até mesmo minimiza o stress e ansiedade gerados no contexto de uma pandemia”, explica.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é fazer aproximadamente 30 minutos de atividade física diariamente, e estando em casa, algumas medidas podem auxiliar para manter a rotina de exercícios, ou até mesmo iniciá-la, como orienta a personal trainer. “Ter disciplina é fundamental para seguir com a rotina de atividades físicas e resistir às tentações que temos permanecendo em casa, como ficar mais tempo em frente à TV ou no computador. Procure determinar um horário fixo diário para realizar os exercícios, e prefira áreas ventiladas com janelas abertas. A falta de acessórios também não atrapalha a realização de treinos, opte por séries de exercícios que usam o peso corporal, como uma sequência de agachamento, flexão de braço, corrida estacionária e abdominal”, comenta. 

Além da contribuição para a saúde, a atividade física também pode ser uma aliada para as famílias com crianças como mais uma opção para entreter os pequenos. Outra dica da especialista é incluir as crianças nesta rotina de exercícios, com movimentos que eles possam auxiliar e ainda se exercitar junto. “Outro desafio deste cenário é encontrar atividades para ocupar e manter as crianças em movimento, e uma dica é envolvê-las em sua rotina de exercícios, desenvolvendo movimentos que elas podem auxiliar e também se exercitar junto. Utilize formas lúdicas, materiais que chamem a atenção delas, como bolas e objetos coloridos, e aproveite para colocar músicas que eles gostem. Além de ser mais uma opção de entretenimento, os exercícios contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio, melhorar a postura, manter a flexibilidade do corpo, entre outras” conclui Marcela, que gravou um vídeo ensinando alguns movimentos.

 

Confira o vídeo: link

*Profissional disponível para entrevista por chamada de vídeo. 


Legenda:
Créditos: