05/12/2023

Doações para iniciativas apoiadas pelo Instituto Algar, realizadas até o dia 20, podem ser restituídas ou abatidas no Imposto de Renda 2024

Pessoas físicas podem contribuir com projetos que apoiam centenas de crianças em Uberlândia sem ter que desembolsar o valor da doação ao destinar 6% de seu IRPF devido

Ao utilizar o Imposto de Renda, apoiar ações sociais não custa nada. Até o dia 20 de dezembro, pessoas físicas podem fazer doações para iniciativas apoiadas pelo Instituto Algar e receber a restituição do valor destinado às causas sociais ao fazer a Declaração do Imposto de Renda 2024. A arrecadação será direcionada para a realização de oficinas de artes cênicas do Emcantar Cia Cultural e para atividades esportivas promovidas na organização social Ação Moradia. As doações podem ser destinadas pelo site algar.abraceumacausa.com.br .

Por meio da plataforma online, além de efetivar a doação do seu IRPF, também está disponível um simulador parametrizado com a Receita Federal para que os interessados descubram seu potencial de doação. Para ser apto a fazer esta destinação, é preciso que a pessoa faça a declaração de imposto de renda no modo completo. Assim, é possível destinar até 6% do IRPF devido para os projetos apoiados pelo Instituto, e o valor doado retorna integralmente na declaração de IR de 2024 por meio de restituição ou abatimento. 

No momento da doação, na plataforma, o interessado irá selecionar o projeto que deseja contribuir, em seguida, escolher a forma de pagamento mais conveniente para efetuar a destinação (PIX, cartão de crédito ou boleto bancário). A campanha está aberta para receber doações até o dia 20 de dezembro, e a partir de janeiro de 2024, o recibo da doação será enviado pelo Instituto Algar. Em fevereiro a plataforma também envia um “Informe de Doação” com todas as instruções de como o valor deve ser declarado no IRPF.

Os projetos beneficiados são oficinas do programa Transforma do Instituto, que visa promover inclusão e oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes através da cultura e do esporte. Esse trabalho acontece por meio do fortalecimento de atividades oferecidas em organizações sociais parceiras. As doações de destinação de IR serão voltadas para a oficina de artes cênicas da Emcantar Cia Cultural, em que o objetivo é realizar um processo de formação cultural utilizando-se das linguagens cênicas, para crianças e adolescentes de regiões de vulnerabilidade social de Uberlândia/MG, promovendo o desenvolvimento humano e a transformação social. Além disso, também serão beneficiadas as oficinas esportivas da Ação Moradia, em que o propósito é fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva, recreativa e de lazer a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com caráter formativo educacional nas modalidades esportivas de basquete, futsal e voleibol. 

Para entender mais sobre como funciona a destinação do IRPF, na plataforma também está disponível um vídeo explicativo sobre o processo. Em caso de dúvidas e necessidade de suporte no processo de destinação, basta escrever para contato@abraceumacausa.com.br – plataforma parceira do Instituto Algar na realização desta campanha. 


Legenda:
Créditos: