24/01/2024

Empresas comprometidas com a pauta ESG buscam equilibrar lucro com impacto positivo em iniciativas sociais, ambientais e governamentais

Gerente da Selpe Gente e Gestão destaca a importância de práticas sustentáveis baseadas nos pilares ESG para empresas e colaboradores

A demanda por profissionais com sensibilidade e habilidades para lidar com questões sociais e  promover um futuro sustentável está em alta no mercado. Isso porque o ESG (do inglês,  Environmental, Social and Governance), que se refere a critérios ambientais, sociais e de governança,  vem se tornando cada vez mais necessário para o sucesso dos negócios. Nesse contexto, é  fundamental que os colaboradores estejam antenados a esses pilares. 

Inclusive, estudos destacam a relação entre a adoção das práticas ESG e o desempenho financeiro das  organizações. Um exemplo é a pesquisa realizada em 2021 pela Accenture em parceria com o Fórum  Econômico Mundial, que revela um aumento de 20% no lucro para instituições que inserem o ESG em  suas operações. Outro estudo, nomeado “Relationship between ESG performance and financial  performance of companies: an overview of the issue”, conduzido pela Universidade de Lausanne, na  Suíça, analisou empresas de todo o mundo e detectou que 40% das relações entre desempenho  financeiro corporativo e desempenho ESG nos empreendimentos participantes se mostraram  positivas. 

Desse modo, organizações comprometidas com esse modelo de negócio podem maximizar seu  sucesso financeiro, enfatizando sua responsabilidade com o meio ambiente, a sociedade e as práticas  de gestão transparentes. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre o lucro e o impacto positivo  nessas áreas. 

Ana Karenine Queiroz, Gerente Regional da Selpe Gente e Gestão, destaca que o ESG é um conjunto  de boas práticas ambientais, sociais e de governança que as empresas adotam para obter bons  resultados econômicos e financeiros por meio do desenvolvimento de projetos e outras iniciativas  relacionadas ao tema. “Empresas atentas ao Capital Humano, Social e Natural geram valor para a  sociedade, impactando positivamente na construção de uma cultura corporativa fundamentada na  ética e responsabilidade social e atuando em sinergia com as demandas e expectativas das novas  gerações. À medida que as perspectivas dos consumidores evoluem, a preferência por ambientes de  trabalho alinhados com valores sustentáveis impulsiona a busca por profissionais capazes de  compreender e abordar essas preocupações." 

Importância do Compromisso ESG

Ao adotar os princípios ESG, a empresa evidencia seu compromisso ativo na promoção de impactos  positivos nas esferas social, ambiental e de gestão. Isso não apenas reflete o reconhecimento de sua  responsabilidade para com a comunidade, mas também se traduz na implementação de práticas que  beneficiam colaboradores internos e stakeholders externos. 

“Quando a empresa se empenha no desenvolvimento desta agenda, ela impacta na mudança  comportamental e no modelo mental das pessoas. Dessa forma, contribui para o Tripé da  Sustentabilidade, onde ela passa a se encaixar como empresa Economicamente viável,  Ambientalmente correta e Socialmente justa. Além disso, a organização passa a contribuir para a  sociedade como um todo, além de incentivar seus colaboradores a internalizar valores como  integridade, governança e responsabilidade social. A implementação de políticas transparentes e  práticas de gestão eficientes reflete o compromisso corporativo com a responsabilidade e a  confiança.", comenta Ana.  

Sobre a adoção da agenda ESG, a gestora cita uma frase de Larry Fink, Ceo da Black Rock, conhecido  por suas cartas anuais (“Carta de Larry Fink aos Ceos”). “Para prosperar, cada companhia terá que  entregar não apenas performance financeira, mas também mostrar como faz uma contribuição  positiva para a sociedade.” 

E para o colaborador?  

Muitos podem pensar que ações voltadas para ESG são positivas apenas para a empresa em si.  Entretanto, esses impactos também chegam aos colaboradores. Para Ana, trabalhar em um ambiente  que adota práticas ESG pode ser significativo para o funcionário de várias maneiras. "Empreendimentos que desenvolvem no dia a dia ações focadas em ESG ampliam os impactos  positivos desses pilares, atingindo, inclusive, os colaboradores. Isso os aproxima de questões que são  imprescindíveis hoje em dia, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de uma  pessoa.", afirma. 

A coordenadora lista alguns destes impactos positivos dos pilares ESG para o time de colaboradores.  Confira: 

  • Ambiente de trabalho positivo: organizações comprometidas com ESG geralmente  promovem um ambiente de trabalho mais saudável, focado no bem-estar dos funcionários.  Isso inclui políticas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, suporte à diversidade e inclusão  e programas de saúde mental.
  • Engajamento com a comunidade: trabalhar para uma empresa que contribui positivamente  para a comunidade pode aumentar a satisfação no trabalho, proporcionando uma sensação  de contribuição para algo maior.  
  • Desenvolvimento profissional sustentável: empreendimentos ESG geralmente investem em  programas de treinamento e desenvolvimento, promovendo habilidades sustentáveis para o  futuro.  
  • Impacto ambiental positivo: se a instituição também adota práticas ambientais sustentáveis,  os funcionários podem sentir que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente.  Isso pode aumentar o senso de pertencimento e o compromisso dos colaboradores com a  organização. 

Ana finaliza destacando outros impactos positivo dos pilares ESG para os colaboradores. “Trabalhar  para uma empresa comprometida com ESG proporciona benefícios sutis, como um ambiente de  trabalho com mais respeito à diversidade, inclusão, normas trabalhistas e direitos humanos. Isso  permite que os funcionários se identifiquem com uma visão mais ampla de responsabilidade social e  sustentabilidade”. 

Sobre a Selpe Gente e Gestão  

A Selpe é uma Consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte (MG), Contagem (MG),  Conselheiro Lafaiete (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP) e Recife (PE), a empresa oferece soluções  estratégicas e tecnologias para recrutamento e seleção e desenvolvimento de líderes e equipes. Além  disso, atua no planejamento e execução de programas de trainee e estágio e na contratação de  trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos de negócio.


Legenda:
Créditos: