12/04/2022

Especialista alerta sobre cuidados dentais em crianças durante a Páscoa

Na época mais doce do ano, a Páscoa, a atenção da criançada é atraída pela infinidade de opções de chocolates e ovos nas gôndolas dos mercados. O momento é de celebração e deve ser aproveitado pelos pequenos, entretanto, a professora de odontologia da Una Jataí, que faz parte da Una microrregional Triângulo Mineiro e Goiás, e integra o ecossistema Ânima Educação, Mariana Rezende, destaca que é importante que os responsáveis redobrem a atenção com a saúde bucal das crianças neste período. 

Uma barra de chocolate, ou 100g do produto, possui cerca de quatro colheres de açúcar em sua composição. De acordo com Mariana, após o consumo do doce se não houver a higienização correta dos dentes, o açúcar ficará acumulado e bactérias podem corroer o esmalte do dente, gerando a cárie. “É importante lembrar que a cárie não aparecerá de um dia para o outro, mas sim depois de alguns dias em que temos muita ingestão de açúcar e maus hábitos de higienização dos dentes”, explica a professora, reforçando que dependendo da idade da criança, a mesma ainda não possui a habilidade adequada para escovar os dentes corretamente e passar o fio dental,  o que requer um auxílio diário.

Em relação aos dentes de leite, Mariana pontua que os pais devem ter um cuidado redobrado. “Cáries em dentes de leite são bem perigosas, por serem dentes pequenos, caso sofram algum tipo de agressão neste sentido, é mais fácil se desenvolver algum problema pior, por exemplo um canal. Por isso, é preciso redobrar o cuidado, principalmente durante a páscoa, que é uma época de maior consumo de chocolates”, explica a especialista

Para aquelas crianças que usam aparelho ortodôntico, Mariana conta que são necessários alguns cuidados extras, tanto no consumo do chocolate, quanto na hora da higiene bucal. “Quando se faz uso destes aparelhos, é importante estar atento a alimentos muito duros, o que pode acontecer com os ovos de páscoa, e também no momento de se escovar os dentes. Se o pequeno utilizar um aparelho móvel, é preciso ensinar e orientar sobre a higienização do aparelho também. E para aqueles que usam o chamado aparelho fixo, o ideal é que haja um acompanhamento profissional para realizar uma profilaxia, pois é muito mais difícil para a criança, realizar uma limpeza adequada desse apetrecho”, detalha a professora.

De acordo com Mariana, uma criança que faz uma boa escovação, provavelmente não terá cárie, independente da quantidade de doces ingerida. Para garantir isso, a especialista compartilha que uma dica para os pais, seria liberar o consumo do doce após as principais refeições. “Nestes momentos, há um costume maior de se escovar os dentes após a alimentação,  o que não acontece após comer um ‘chocolatinho’ no meio da tarde ou à noite, fazendo com que as bactérias produzam um ácido, destruindo a estrutura do dente e gerando a cárie dental. Assim, seria mais ‘fácil’ casar o consumo do doce, com a higienização bucal em seguida”, finaliza ela. 

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.

Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por 321 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor de serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 

 


Legenda:
Créditos: