19/05/2022

Especialistas da Una Uberlândia dão dicas de como aliviar a dor de cabeça com alimentação e bons hábitos

As baixas temperaturas do inverno podem chegar acompanhadas de desconfortos para algumas pessoas, como aquelas que sofrem de dores. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, só no Brasil, 140 milhões de pessoas convivem com ela, e o mês de maio coloca em destaque essa doença, com o Dia Nacional do Combate à Cefaleia, em 19/05. Com acompanhamento adequado e boas práticas alimentares é possível aliviar os sintomas, e as professoras do Centro Universitário Una Uberlândia, que integra o ecossistema Ânima Educação, Lara Ferreira Paraiso e Cristiana Araújo Gontijo, dão algumas dicas voltadas à alimentação e bons hábitos.

De acordo com a Classificação Internacional de Distúrbios da Dor de Cabeça, a chamada Cefaleia por estímulo frio é aquela provocada por uma frente fria aplicada externamente à cabeça, ou por meio da ingestão de líquidos ou alimentos gelados. Para pessoas que sofrem de Cefaleia nestas condições, ou até mesmo em temperaturas mais altas, é possível controlar a intensidade dos sintomas com boas práticas e alimentação.  Lara Ferreira Paraiso, professora dos cursos de saúde da Una Uberlândia, explica que uma alternativa é a manutenção da imunidade. “A prática regular de exercício, por exemplo, pode auxiliar na melhora da imunidade nestas ‘crises’, uma vez que quando a atividade é realizada em uma intensidade moderada, melhora o sistema imunológico”, explica ela.

Nesta tarefa de manter a imunidade em alta, a alimentação tem papel fundamental, e a professora Cristiana Gontijo alerta para boas práticas que podem ser adotadas a fim de auxiliar no funcionamento do corpo em geral, e aliviar os sintomas da Cefaleia. “A prática de uma alimentação saudável e equilibrada pode amenizar ou diminuir os sintomas da enxaqueca. Por isso, recomenda-se fazer as refeições em horários regulares e não pular refeições, excluir da dieta os alimentos que podem levar à ocorrência dos sintomas, e incluir os alimentos que podem prevenir”, indica a especialista.

Cristiana explica que apesar das individualidades de cada pessoa que sofre com a Cefaleia, existem alguns alimentos que podem ajudar ou prejudicar a intensidade das dores, confira:

Alimentos que aliviam a dor de cabeça:

“Alguns nutrientes, como o magnésio, as vitaminas do complexo B, o ácido alfa-lipoico, a Vitamina E e o ômega 3, podem prevenir a enxaqueca. E as pessoas podem encontrar esses nutrientes em alimentos como cereais integrais, carnes, peixes, vegetais folhosos, ervilhas, feijões, lentilha, castanhas, sementes de girassol, banana, abacate, soja e gengibre”, exemplifica a professora.

Alimentos que pioram a dor de cabeça:

“Já algumas substâncias presentes em certos alimentos são consideradas como fatores desencadeantes da crise de enxaqueca em pacientes com predisposição. Alguns alimentos citados como desencadeadores, são vinho, cerveja ou bebidas destiladas, café, chocolate, queijos amarelos, embutidos, sopas e temperos industrializados, leite, frutas cítricas, sorvete, aspartame e glutamato monossódico”, finaliza Cristiana.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.

Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por 321 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor de serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 


Legenda:
Créditos: