10/05/2023

'Festival de Outono: especial cogumelos' do Clementina Bar e Ristoranti começa na próxima sexta-feira (19)

Ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, e ótimas opções para vegetarianos e como acompanhamentos. Esses são alguns dos aspectos dos cogumelos, que contam com milhares de espécies espalhadas pelo mundo, e que são o destaque do festival gastronômico do Clementina Bar e Ristoranti. O ‘Festival de Outono: especial cogumelos by chef Chef Tyales Veiga’ começa na próxima sexta-feira (19) e vai até 28 de maio, e para conferir o  menu completo – entrada, prato principal e sobremesa por R$140 - é preciso fazer reserva prévia por meio do clementinabareristoranti.com.br. O Clementina funciona todos os dias a partir das 17h, e está localizado no Mercure Hotel Plaza Shopping. 

Os pratos elaborados para esta experiência gastronômica trazem diferentes tipos de cogumelos, com texturas variadas e acompanhados de carnes, vegetais e massas. São duas opções de entrada, três de prato principal e duas sobremesas, sendo que há pratos totalmente vegetarianos. Confira o que compõe o menu do ‘Festival de Outono: especial cogumelos’:

Entradas

Umbral -  como a primeira opção de entrada, o prato traz um delicioso ovo de galinha caipira servido sobre um salteado de diferentes texturas de cogumelos ao toque de Jerez, um vinho licoroso produzido na Espanha. 

Croqueta de Setas - uma entrada ‘descontraída’ e que agrada ao público em geral, as deliciosas croquetas caseiras vem em um versão com cogumelos funghi secchi e shitake com topping de alioli de alho negro.

Pratos principais

Travessia do Bosque - para pratos principais, uma das opções é um cremoso risotto de cogumelos - do tipo Lambert, Pérola e Shiitake - com parmesão, aspargos verdes e aromas de ervas.

Do Mar - um delicado canelone artesanal de salmão servido ao molho de camarão, guarnecido com cogumelos da estação - champignon, ostra cinza e hiratake salmão - e finalizado com fios crocantes de batata doce.

Do Pasto -  um suculento filé mignon preparado  ao molho de cogumelos - shimeji, ostra marrom e funghi porcini - e acompanhado de parmentier trufado.

Sobremesas

Terra Doce - Por fim, para as sobremesas, a deliciosa torta Sacher,  feita com chocolate e muito famosa em Viena, ela é servida com chantilly e licor de avelãs.

Intxaursalsa - A última opção de sobremesa é preparada com creme de nozes, leite, açúcar, limão e canela, e é um dos doces mais conhecidos no país Basco.

 

Serviço

‘Festival de Outono: especial cogumelos’  by chef Chef Tyales Veiga

Data: De 19 a 28 de maio

Local: no Clementina Bar e Ristoranti,  localizado no Mercure Hotel Plaza Shopping, na rua  da Bandeira, 400.


Legenda:
Créditos: