08/03/2023

Festival do Bacalhau do Clementina Bar e Ristoranti traz menu com sabores e inspirações da cozinha mundial

O Bacalhau é um dos alimentos mais utilizados na culinária mundial, e esse ingrediente milenar é a estrela do Festival do Bacalhau do Clementina Bar e Ristoranti. O evento gastronômico acontece de 17 a 26 de março, e apresenta ao público um menu com seis pratos exclusivos em que o bacalhau é utilizado em diferentes formatos, texturas e preparações. Para embarcar em uma viagem gastronômica, já é possível fazer as reservas de mesa, basta acessar clementinabareristoranti.com.br. O Clementina funciona todos os dias a partir das 17h, e está localizado no Mercure Hotel Plaza Shopping. 

O bacalhau foi uma revolução na alimentação, isso porque há anos atrás a conservação dos alimentos era difícil, e a prática de salgar e secar o peixe, permitia maximizar os sabores e uma conservação mais longa. Mas, o que muitos não sabem é que o bacalhau não é um peixe, mas sim um nome atribuído àquelas espécies que passam por um processo de salga e secura. Além disso, vale ressaltar que apenas algumas espécies podem ser classificadas como tal, como o Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus e o Gadus Ogac.

No festival do Clementina, este alimento tão importante para diversos povos é apresentado com diferentes preparações, no menu elaborado. O chef do restaurante, Tyales Veiga, fala sobre as inspirações e ideias dos pratos. “No festival, damos diferentes sabores, texturas e aromas ao bacalhau. O público poderá degustar receitas mais tradicionais, e também preparos que unem diferentes produtos da gastronomia mundial.  Um mix de temperos e preparos ressaltam o bacalhau e dão diferentes ‘caras’ a este alimento que  é tão consumido no mundo todo e começou a ganhar popularidade ainda na época Viking”, explica. 

O menu conta com opções frias e quentes, entradas e pratos principais. Confira as receitas elaboradas pelo time do Clementina, para o ‘Festival do Bacalhau’:

 

  • Salada de Bacalhau Confitado e Laranja Bahia 

 

Uma clássica salada da cozinha andaluza, originária da Espanha, que conta com um molho cítrico especial à base de limão, pomelo e da própria laranja Bahia. Uma profundidade de sabores com tons ácidos e refrescantes que ornam muito bem com as lascas de bacalhau confitado. 

 

  • Bolinho de Bacalhau com Tapenade 

 

São deliciosos bolinhos de bacalhau acompanhados de um tapenade – um tipo de patê- de azeitonas pretas feita com azeite, tomilho e limão siciliano.

 

  • Bacalhau à Lagareiro 

 

O prato é uma receita portuguesa em que o bacalhau é assado com azeite, batatas ao murro, alho, cebola e ovos. No Festival, um diferencial para trazer frescor ao paladar são as ervilhas tortas perfeitamente temperadas e o arroz com brócolis. 

 

  • Bacalhau à Minhota 

 

Esta opção tem ingredientes e referências da culinária ibérica, predominante em Portugal e na Espanha. O público poderá desfrutar de um bacalhau assado com lâminas de papada suína defumada, batatas, e escalivada – uma prática para assar alimentos - de verduras ao forno regadas com um fio de azeite aromatizado com alho e alecrim. 

 

  • Bacalhau com Miso, Brócoli e Dashi 

 

Já neste prato, as referências são da cozinha oriental. Uma surpreendente e deliciosa versão de um lombo de bacalhau glaceado com miso, mirin, sake e acompanhados com arroz gohan e Dashi, que são produtos e temperos típicos da culinária japonesa.

 

  • Risotto al Baccalà alla Vicentina 

 

O risoto de bacalhau alla Vicentina é um dos melhores pratos que existem na cozinha tradicional de Veneza. Consiste em um cremoso risoto com bacalhau cozido no leite com parmesão, e um toque de patê de anchovas e alcaparras.

Serviço

Festival do Bacalhau

Data: 17 a 26 de março

Local: Clementina Bar e Ristoranti - Mercure Uberlândia Plaza Shopping Hotel - R. da Bandeira, 400

Reservas de mesa: clementinabareristoranti.com.br

 


Legenda:
Créditos: