26/07/2022

Grupo Luta Pela Vida inaugura 1º Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos do país, construído por ONG apenas com recursos doados pela comunidade

Espaço possibilita oferecer mais qualidade de vida para pacientes de Uberlândia (MG) e mais 75 cidades da região

O Grupo Luta Pela Vida registra mais um marco em sua história, que transformará a atenção dada a pacientes oncológicos em cuidados paliativos em Uberlândia (MG) e em mais 75 cidades da região. Foi inaugurado o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos da instituição, que é a primeira unidade do país dedicada a este tipo de assistência, construída por uma ONG com recursos 100% doados pela sociedade.

O espaço inovador foi construído para oferecer humanização e atenção aos pacientes com câncer em cuidados paliativos, aqueles que não respondem mais aos procedimentos convencionais de tratamento e precisam de acompanhamento médico e apoio psicossocial para terem mais qualidade de vida. O prédio, que possui aproximadamente 3.000m², está localizado no bairro Alto Umuarama, em Uberlândia (MG), e conta com ambientes de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, espaço ecumênico, TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico. São mais de R$ 13 milhões investidos na construção da unidade que possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiro. Dentre os profissionais dedicados a acolher e prestar assistência aos pacientes no espaço há psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

A relevância deste projeto é destacada pelo diretor do Grupo e oncologista, Dr. Rogério Araújo. "A inauguração do Centro abre uma nova fronteira de aconchego para os pacientes de cuidados paliativos da rede pública de Uberlândia e cidades vizinhas. Inicialmente, estamos com 10 leitos em funcionamento, mas podemos chegar a 44 internações de pessoas que contarão com uma estrutura completa e profissionais preparados para acolher e confortar", conta Dr. Rogério que ainda comenta sobre o cenário dos cuidados paliativos no país. "São poucas as cidades que contam com uma estrutura planejada de um centro de cuidados paliativos. No Brasil, são cerca de 30, mas infelizmente a grande parte deles é apenas um cantinho escondido. Podemos orgulhosamente dizer que temos um dos melhores Centros de Cuidados Paliativos Oncológicos do país", celebra o diretor. 

A inauguração do Centro é a transformação de um grande sonho do Grupo em realidade, mas também intensifica os desafios da ONG. Assim como a construção, atualmente o valor necessário para a manutenção do espaço também depende das doações da sociedade, como conta a presidente do Grupo Luta Pela Vida, Thaísa Gapski. "Por meio da solidariedade e confiança da população é que conseguimos alcançar mais este importante marco, que é a inauguração do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos. Nossa gratidão a cada parceiro e aos milhares de doadores de toda a região que tornaram esta conquista possível. A continuidade deste apoio também será fundamental para viabilizar os atendimentos prestados no espaço, pois o recurso para a manutenção do Centro vem de doações", finaliza Thaísa.  


Legenda: Inauguração do Centro de Cuidados Paliativos
Créditos:
Legenda: Fachada Centro de Cuidados Paliativos
Créditos:
Legenda: Consultório Médico - Centro de Cuidados Paliativos
Créditos:
Legenda: Leito Centro de Cuidados Paliativos
Créditos:
Legenda: Capela Centro de Cuidados Paliativos
Créditos: