18/08/2020

Instituto Ser Tão Grande chega a Uberlândia e abre seleção gratuita para apoiar jovens que estudam na rede pública

Depois do sucesso em suas atividades em Goiânia, o Instituto Ser Tão Grande chega a Uberlândia com o objetivo de impactar a vida de jovens da cidade, por meio de um trabalho voluntário que destina bolsas de estudos, mentorias e apoio multidisciplinar à estudantes de baixa renda. O Instituto seleciona e apoia jovens durante os três anos do ensino médio, oferecendo bolsa em escola particular, cursos de inglês, redação e reforço no contraturno, além do fundamental acompanhamento de mentores e outras formas de apoio. As inscrições para seleção dos beneficiados na cidade já estão abertas e podem ser feitas no site institutosertaogrande.org

O Instituto Ser Tão Grande é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que crê na valorização da educação para promover equidade e que oportunidades individuais criam impacto coletivo. Após iniciar as atividades em Goiânia, em 2019, o desafio é de ampliar a participação atendendo outras cidades, como Uberlândia, onde inicia suas atividades neste mês. Apesar da fundação recente, o Instituto tem a ambição de ser uma referência em filantropia no centro do Brasil, onde as grandes iniciativas filantrópicas – concentradas no eixo Rio-SP – infelizmente ainda não chegam, como explica Ismael Cavalcante, fundador e diretor do instituto. “O Instituto Ser Tão Grande já é uma rede que envolve mais de uma centena de pessoas, entre voluntários, doadores e jovens atendidos. Com foco de operação no centro do país, chegamos à Uberlândia, que é uma das principais cidades desta região e tem potencial para nossa atuação. Almejamos ser um grande catalisador de mudanças sociais nesse local, criando todas as condições para que jovens de baixa renda atinjam o máximo do seu grande potencial”, destaca o diretor.

A atuação do instituto inclui parcerias com escolas particulares que acreditam no projeto e oferecem bolsas, abrindo oportunidades para os jovens e suas famílias optarem por migrar para uma instituição privada ou continuar no essencial sistema público de ensino usufruindo das outras atividades. “A educação tem muitos desafios e acreditamos que impactando a vida de um estudante, promovemos um exemplo de valorização da educação como meio de transformação social. Aprendizagem, conhecimento e criatividade são libertadoras, aliadas a valores de respeito mútuo e cidadania. Para fazer este trabalho, possuímos uma estrutura profissional, séria e com toda prestação de contas em nosso site. Em Uberlândia já recebemos o apoio do Colégio São Paschoall e estamos abertos para parcerias com novas escolas e também para atuação de voluntários”, destaca Júlio Arantes, coordenador do núcleo Uberlândia do Instituto.

 

Processo de seleção em Uberlândia

Já estão abertas as inscrições para a primeira seleção de jovens que serão beneficiados em Uberlândia, sendo necessário acessar o site institutosertaogrande.org para realizar a inscrição até 27 de setembro.

Podem concorrer às vagas:

  • Estudantes que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental na rede pública.

 

Os estudantes beneficiados recebem:

  • Bolsa para os três anos do ensino médio, incluindo pacotes de inglês, redação e outros cursos adicionais.
  • Apoio de mentores altamente engajados e qualificados.
  • Além disso, o jovem tem acesso a uma rede de apoio, diversos eventos e oportunidades de aprendizado.

O objetivo do processo seletivo será identificar os jovens interessados que apresentam maior potencial de aprendizado com base em capacidades técnicas e sociais. Após a finalização do período de inscrições, o processo seletivo terá cinco etapas entre outubro e dezembro, quando será publicada a lista de jovens selecionados.

O edital completo pode ser acessado no site institutosertaogrande.org e dúvidas podem ser tiradas enviando e-mail para contato@institutosertaogrande.org ou pelo telefone (11) 99504-4544.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: