17/08/2021

Instituto Ser Tão Grande oferece bolsas de estudo para jovens da rede pública de ensino

Inscrições para o processo seletivo acontecem até o dia 1º de setembro por meio do site institutosertaogrande.org

Alunos do 9º ano, matriculados em escolas da rede pública de Uberlândia, podem se inscrever para a seleção do projeto ‘Jovens Ser Tão Grande’, uma iniciativa da ONG Instituto Ser Tão Grande que visa oferecer programas de desenvolvimento pessoal e profissional, e até mesmo bolsas de estudo integrais para instituições privadas e cursos de idiomas. As inscrições para a seleção de jovens para participarem do projeto já estão abertas no link institutosertaogrande.org e acontecem até o dia 1º de setembro. O processo seletivo é gratuito e totalmente online.

Serão duas modalidades de programa ofertadas aos jovens estudantes. Uma delas é o programa de bolsa integral em escola particular, focado para jovens que desejam ingressar em instituições parceiras do Instituto. Além disso, o estudante ganha uma bolsa para estudar inglês durante todo o ensino médio. A segunda modalidade é totalmente online e voltada para jovens que desejam permanecer na escola que já estão matriculados, mas procuram um reforço para os estudos. Nessa modalidade, os aprovados entrarão em um programa de mentoria especializada, englobando diversos cursos online, incluindo o inglês, e orientação acadêmica de um membro do Instituto Ser Tão Grande, uma equipe composta por ex-alunos de instituições renomadas como FVG, UFG, UFU, Harvard, Columbia, NYU entre outras nas mais variadas carreiras. 

Com o projeto ‘Jovens Ser Tão Grande’, a proposta do Instituto Ser Tão Grande é oferecer apoio aos jovens por acreditarem haver muitos talentos e potencialidades que estão se perdendo pelo caminho por falta de oportunidades, como comenta um dos fundadores do Instituto, Ismael Cavalcante. “Sabe-se que 90% da nota do Enem é influenciada por fatores econômicos e culturais. Muitas oportunidades no Brasil nascem no berço, por pura seleção biológica aleatória. Nós queremos quebrar esse ciclo”, explica. O também fundador do Instituto, Daniel Mortoni, menciona um índice que reforça a importância de iniciativas voltadas para a educação dos jovens. “Nós queremos impactar a educação como um todo. Nossa principal meta é dar perspectiva e abrir a visão de mundo desses jovens. Veja este dado: 93% dos jovens de 18 anos não sabem calcular uma equação matemática simples, nosso desempenho é pior do que o Vietnã. Como sociedade, precisamos mudar isso, e todas as iniciativas são bem-vindas”, completa Daniel. 

 

Quem pode participar e como se inscrever

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.institutosertaogrande.org. Podem participar do processo seletivo alunos que estudem em escolas públicas de Uberlândia (MG) com idade entre 12 e 15 anos, renda bruta familiar por pessoa de no máximo 1,5 (um e meio) salário mínimo (R$ 1.650,00) e apresentem alta performance escolar, bem como a vontade de construir um mundo mais igualitário. 

O processo seletivo do 'Jovens Ser Tão Grande' terá cinco etapas, sendo a inscrição, validação de requisitos para participação na seleção, testes, dinâmica e uma entrevista final, todas as fases realizadas de forma online. 

O edital completo pode ser acessado no site institutosertaogrande.org e dúvidas podem ser tiradas enviando e-mail para contato@institutosertaogrande.org.

 

Sobre o Instituto Ser Tão Grande

O Instituto Ser Tão Grande é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que crê na valorização da educação para promover equidade e que oportunidades individuais criam impacto coletivo. Iniciou as atividades em Goiânia, em 2019, no último ano ampliou sua participação passando a atuar em Uberlândia. 

A iniciativa é financiada por doadores que, por acreditarem no poder transformador da educação, querem investir em jovens talentos. O valor arrecadado é 100% revertido em financiamento de estudo para os alunos selecionados, que ao entrarem para o programa, terão os três anos do ensino médio garantidos em escolas particulares ou, caso opte por continuar na escola pública, terão acesso a cursos de reforço, além de aulas de inglês.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: