14/12/2022

LD Celulose é reconhecida como Empresa Mantenedora Prata, pela Childhood Brasil

A LD Celulose foi reconhecida pela Childhood Brasil como ‘Empresa Mantenedora Prata’, do Programa Na Mão Certa (PNMC), de 2023. A entrega dos reconhecimentos às empresas, instituições e representantes do terceiro setor aconteceu durante o 16° Encontro Anual Na Mão Certa, em São Paulo.  Na solenidade, a LDC foi representada pela especialista de Relacionamento com a Comunidade, Ana Covacic, e a assistente social da LDC, Elaine Barbosa.

O encontro é promovido anualmente pelo Programa na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil, e nesta edição contou pela primeira vez com a presença da Rainha Silvia da Suécia, fundadora da World Childhood Foundation. O encontro, reconheceu as empresas e instituições que apoiam a causa, além de contar com uma programação que discutiu os cenários e ações eficazes para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A especialista de Relacionamento com a Comunidade, Ana Covacic, explica que o ‘Empresa Mantenedora Prata’ reconhece o compromisso e atuação de organizações no enfrentamento à exploração infantil. Para ela, o reconhecimento reforça a importância de continuar desenvolvendo ações e iniciativas, em busca de um mundo melhor para os jovens. “A LD é signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, que busca garantir o respeito aos direitos da criança e do adolescente nas empresas, por meio de ações de conscientização para prevenção e enfrentamento. Nos comprometemos com essa importante missão, e esse reconhecimento nos motiva a seguir promovendo ações efetivas dentro da empresa”

Confira algumas ações da LD Celulose em prol do combate à exploração sexual infantil

A LD é signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras desde 2020. E em 2022, diferentes ações em prol desta campanha foram desenvolvidas.

O "Faça Bonito" movimentou as iniciativas na indústria. A campanha promoveu uma blitz educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o tema. Foram realizadas abordagens aos condutores, nos carros e caminhões para que os colaboradores da LD Celulose pudessem compartilhar informações sobre a campanha e entregar panfletos com conteúdo sobre o tema. Além disso, rodas de conversas e quizzes, com perguntas relacionadas ao combate à exploração infantil, foram realizados com colaboradores da LD e empresas terceiras. O resultado foi o envolvimento de cerca de 400 pessoas nas atividades.

Outras ações com o objetivo de levar informação à comunidade foram desenvolvidas em parceria com a Childhood Brasil, como a campanha “Por onde você passa, você deixa proteção” que distribuiu materiais com conteúdos completos sobre o enfrentamento à exploração sexual infantil aos motoristas que entravam na LD. A equipe se mobilizou para fazer esta ação e explicar um pouco mais sobre o objetivo do Programa na Mão Certa (PNMC).

Além disso, a equipe de serviço social da LD também desenvolveu iniciativas para divulgar o Ambiente Virtual do Programa Na Mão Certa, que traz diversas informações sobre a iniciativa e promove uma educação continuada sobre o tema. Durante duas semanas, ocorreram rodas de conversas e bate-papos individuais com colaboradores, parceiros e terceiros, para apresentar a plataforma online, e como cada um pode contribuir no enfrentamento à exploração sexual infantil.

Conheça mais sobre a Childhood Brasil e o Programa na Mão Certa

A Childhood Brasil desenvolve ações para influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no país. Para isso, desenvolve parceria com empresas, com a sociedade civil e com o governo, pautando as iniciativas em três pilares principais: advocacia, engajamento e assessoria. A organização tem o papel de garantir que os assuntos relacionados ao abuso e à exploração sexual sejam pauta de políticas públicas e privadas oferecendo informação, soluções e estratégias para os diferentes setores da sociedade.

Já o Programa na Mão Certa é uma iniciativa criada em 2006 pela Childhood Brasil, em que recebe o apoio de empresas através do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. A principal linha de atuação do Programa é trabalhar a educação continuada de motoristas de caminhão para que os mesmos atuem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes através da denúncia de suspeitas ou ocorrências confirmadas que presenciam no dia a dia.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: