18/05/2023

Logística Reversa é tema de palestra da Aciub no dia 23 de maio; Inscreva-se!

A Logística Reversa pode até parecer um processo complexo, mas micro e pequenas empresas podem desenvolver diversas ações sobre o tema para maximizar seu crescimento. É com o objetivo de explicar o que é essa logística reversa e como ela pode ajudar os negócios a se desenvolverem, que a Aciub promove no dia 23 de maio, às 19h, a palestra ‘Logística reversa descomplicada para micro e pequena empresa’. O evento é uma parceria com a empresa Eureciclo, e totalmente gratuito, basta se inscrever em aciub.com.br/inscricoes.

De forma geral, a logística reversa nada mais é do que um procedimento que dá encaminhamento pós-venda ou pós-consumo de produtos e insumos, para que esses sejam reaproveitados e tenham a destinação correta. Esta logística é inclusive uma importante ferramenta da economia circular, pois auxilia diretamente no reaproveitamento de resíduos. Lembrando que economia circular é o tema do projeto da Aciub no Programa AL-INVEST Verde que é cofinanciado pela União Europeia, e você pode conferir mais sobre o tema em aciub.com.br

Essa prática pode ser adotada tanto por grandes empresas que tenham um grande volume de resíduos, quanto por pequenos empreendedores. Por exemplo, algum negócio que faça a comercialização de produtos alimentícios em embalagens plásticas, é possível que o consumidor após consumir o alimento retorne a embalagem para a empresa - ou dê outra destinação correta - e esta será reutilizada através da reciclagem.

Quem irá comandar o bate-papo é Michelle Wilmers, que é consultora de novos negócios na Eureciclo e especialista em logística reversa de embalagens pós consumo. Além de explicar mais sobre o tema, a convidada também irá esclarecer as dúvidas e questionamentos dos participantes. 

Público conhecerá a nova parceria da Aciub com e Eureciclo e o Instituto Giro

Durante o encontro, além da palestra, os participantes também poderão ficar por dentro de mais uma novidade da Aciub: a parceria com a Eureciclo e com o Instituto Giro. Assim, poderão entender mais sobre os serviços e benefícios que serão ofertados aos associados por meio destes novos parceiros. Conheça um pouco sobre as empresas:

Eureciclo: é uma empresa especializada em soluções para logística reversa de embalagens. A empresa busca construir um mundo sustentável, valorizando a reciclagem e utilizando tecnologias avançadas.

Instituto Giro: já o Instituto é a entidade gestora da Eureciclo e surgiu para colocar em prática a logística reversa de embalagens.

O evento conta com o apoio do AL-INVEST Verde, que é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde. O projeto, intitulado Economia Circular no Triângulo, visa promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. Ao longo de sua execução, o programa irá fornecer capacitações, assistências técnicas, atividades de promoção comercial, networking e outras ações para contribuir com a produtividade e a competitividade das MPEs na região.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: