20/03/2024

Mês da Mulher: diversidade e incentivo à presença feminina em diferentes setores é um dos focos do programa de inclusão da LD Celulose

 

Os temas diversidade e inclusão vêm se tornando cada vez mais comuns em organizações. Isso porque a maioria dos consumidores têm preferência por marcas que investem nesses pilares. Inclusive, uma pesquisa da Oldiversity, mostrou que 67% dos entrevistados passam a admirar empresas que apoiam a diversidade. Na LD Celulose, investir neste quesito já é uma realidade, e um grande exemplo disso é o desenvolvimento do Programa LDC Plural, iniciativa que traz para o centro das discussões as possibilidades de melhoria interna e atratividade para profissionais que estejam em algum desses cinco pilares: Mulher 360°, Etnia, LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência e Gerações.

 

Para se ter uma noção da importância de áreas focadas em diversidade e inclusão nas empresas, uma pesquisa recente chamada Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023, realizada pela consultoria Deloitte, apontou que 76% das empresas respondentes já possuem práticas focadas em DE&I. Alexandre Faleiros, analista de recrutamento e seleção e especialista em Diversidade e Inclusão da LD,  comenta a importância destas iniciativas dentro do mundo corporativo, principalmente, em ambientes industriais. “Valorizamos profundamente a diversidade em todas as suas formas, e na LD percebemos no dia a dia que equipes diversas trazem uma variedade de perspectivas, experiências e habilidades que impulsionam a inovação, a criatividade e o desempenho. Além disso, ao cultivar um ambiente inclusivo, fortalecemos nossa capacidade de enfrentar desafios e alcançar nossos objetivos como um time”, pontuou.

Sandra Ramires é coordenadora do Laboratório da LD, uma área que conta com o protagonismo feminino já que é um setor em que, dos seus 33 colaboradores, 22 são mulheres. Ela comenta sobre a presença feminina no ambiente de trabalho e reforça que abrir espaços para que as mulheres ocupem um lugar na ciência é extremamente decisivo para o futuro da profissão. “Diariamente desenvolvemos um trabalho para ir além da inclusão apenas pelo número, mas também olhamos para cada uma delas como uma profissional competente, capaz e com habilidades técnicas que fazem verdadeiramente a diferença na nossa rotina de trabalho. E ainda trabalhamos para que elas se sintam seguras para viver seus sonhos pessoais sem ter que fazer escolhas e/ou abdicar de alguma parcela da sua vida”, destaca ela. 

Capacitação para tratorista incentiva a participação de mulheres

Até o dia 28 de março, a LD Celulose recebe inscrições para processo seletivo e capacitação gratuita para tratorista na cidade de Prata.  E, assim como nas outras turmas deste programa de formação, é de grande interesse da LD que mulheres se sintam sempre bem-vindas nestas iniciativas. Vale destacar que em 2023 todas as mulheres capacitadas no programa foram efetivadas. As interessadas em participar devem procurar presencialmente o SINE da cidade, localizado na Alameda Irmão Pedro Dias Neto, 130, das 8h às 17h, levando comprovante de habilitação (CNH – B).

Sobre a LD Celulose

A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, sendo uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Localizada no Triângulo Mineiro, fica entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, além de geração própria de energia limpa. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia.


Legenda:
Créditos: