05/04/2022

No mês de conscientização do autismo, Una Uberlândia promove bate-papo sobre aspectos legais e psicológicos da pessoa com autismo, na sexta (08)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). O mês de abril é marcado pela cor azul em um movimento de conscientização sobre o autismo e de visibilidade às políticas públicas e os direitos garantidos às pessoas que possuem o Transtorno. Para debater o assunto, o Centro Universitário Una Uberlândia, que integra o ecossistema Ânima Educação, realiza na próxima sexta, 08 de abril, um bate-papo sobre  “os aspectos legais e psicológicos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista” . O encontro é aberto à comunidade em geral, que poderá conferir o bate-papo no canal oficial da Una Uberlândia no YouTube, no link bit.ly/youtubeunauberlandia. Para participar não é necessário fazer inscrição, basta acessar a transmissão a partir das 19h30.

O encontro unirá duas áreas, a psicologia e o direito, e para comandar o bate-papo foram convidados professores da Una Uberlândia, especialistas no assunto. O docente Daniel Vieira falará sobre a questão psicológica, abordando o desenvolvimento da criança que possui o Transtorno do Espectro Autista, falando sobre o progresso intelectual e também educacional, explicando de que forma os profissionais podem incentivar e apoiar este processo de desenvolvimento. Além disso, Daniel também abordará a importância do acompanhamento correto para que a criança construa com sucesso sua capacidade cognitiva e a socialização. A parte jurídica ficará por conta das professoras Letycia Helou e Laura Borges, que explicarão ao público sobre os direitos e garantias da pessoa com autismo, de acordo com a Lei 12.764/12, de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A professora do curso de direito, Letycia Helou, reforça a importância da abordagem dupla da mesa-redonda. “Falando sobre este assunto sob a perspectiva da psicologia e do direito, conseguimos fazer um bate-papo mais completo, levando informações que são muito válidas para a comunidade, promovendo a diversidade, e colocando em pauta assuntos que muitas vezes não são debatidos. Disseminando informação e conteúdo para nossos estudantes e comunidade, nosso objetivo é seguir transformando a sociedade pela educação”, destaca a docente. Por fim, a coordenadora dos cursos de saúde da Una Uberlândia, Nayara Rúbio Diniz Del Nero, comenta a oportunidade de aprender sobre um assunto que pode ser desconhecido por muitos. “Do ponto de vista da psicologia, será um encontro em que as pessoas poderão entender melhor sobre o desenvolvimento da criança que tem TEA, seu processo de socialização e como é possível incentivar os pequenos”, finaliza ela.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.

Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por 321 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Legenda:
Créditos: