16/01/2024

Plano de carreira ajuda a garantir estabilidade profissional e "abre portas" para novas oportunidades

As organizações enfrentam muitos desafios na retenção de funcionários de alto desempenho,  especialmente devido ao mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo. Para superar  esses obstáculos, a construção de planos de carreira faz toda a diferença. Inclusive, um recente  estudo, intitulado “The Impact of Career Development on Employee Engagement and Retention - Journal of Human Resource and Sustainability Studies”, destaca as inúmeras vantagens que um plano  bem elaborado pode oferecer aos colaboradores. Mais do que simplesmente assegurar estabilidade  profissional, a pesquisa ressalta que funcionários com metas claras e oportunidades de  desenvolvimento são mais engajados e satisfeitos no trabalho. 

Para Robson Barbosa, Diretor Executivo da Selpe Gente e Gestão, “os planos de carreira possibilitam  que os trabalhadores visualizem suas trajetórias profissionais de forma mais tangível. Isso não apenas  promove um senso de propósito, mas aumenta significativamente o nível de satisfação no trabalho.  Além disso, as empresas fortalecem suas equipes internas e constroem as bases para um crescimento  sustentável no longo prazo.”  

Robson também destaca que quando a gestão elabora um planejamento de carreira com o  colaborador, são identificadas habilidades, interesses, conhecimentos e aspirações, além de  compreender as posições que a pessoa se enquadra de acordo com a sua capacidade. “Ao identificar  esses padrões, conseguimos entender melhor em qual cargo e em qual demanda o colaborador terá  mais chances de sucesso e produtividade. Dessa forma, a empresa prepara líderes internos, cultivando  seus talentos e economizando recursos que seriam necessários para contratações externas.” 

Nesse contexto, fica evidente que um plano de carreira bem definido contribui para a retenção de  talentos. Colaboradores que enxergam uma jornada clara para o crescimento dentro da empresa são  mais propensos a permanecerem engajados e comprometidos com seus objetivos profissionais. "O  planejamento de carreira não é apenas uma ferramenta para o crescimento individual; é também uma  estratégia eficaz para empresas que buscam ter um pipeline estratégico de sucessão, manter e nutrir  seus talentos, contribuindo para realização da estratégia do negócio quando o foco está na  manutenção dos cargos chaves bem como nos projetos de crescimento e expansão. Além disso,  influencia na cultura organizacional, criando uma força de trabalho mais coesa e alinhada com metas comuns", destaca Robson. À medida que as organizações adotam essa abordagem estão moldando o  futuro de seus funcionários e fortalecendo suas próprias bases para o sucesso. 

Sobre a Selpe Gente e Gestão 

A Selpe é uma Consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte (MG), Contagem (MG),  Conselheiro Lafaiete (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP) e Recife (PE), a empresa oferece soluções  estratégicas para recrutamento e seleção, desenvolvimento de líderes e equipes, planejamento e  execução de programas de trainee e estágio bem como a contratação de profissionais na modalidade  de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos de negócio.


Legenda:
Créditos: