05/05/2021

Posicionamento da Aciub sobre a Deliberação 10 do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, anunciada neste 04 de maio

A  Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), vem a público, mais uma vez, reconhecer os esforços do poder público no combate à pandemia da Covid-19. Por outro lado, lamenta a manutenção de várias restrições ao funcionamento do comércio da cidade impostas há meses gerando prejuízos irrecuperáveis às empresas e principalmente impactando na geração de emprego e renda para milhares de famílias.

Em função do arrefecimento da pandemia em nossa cidade e das evidências claras de que o fechamento da economia não minimiza o avanço desta triste doença, a expectativa da classe empresarial era de que a Deliberação 10, publicada em 04 de maio de 2021 pela Prefeitura de Uberlândia, acabasse com todas as restrições de funcionamento, inclusive para aulas presenciais nas escolas públicas e privadas no município.A Aciub, como sempre o fez desde o início da pandemia, apoia integralmente a decisão de priorizar o combate à Covid-19 como forma de preservar a vida em primeiro lugar. Ao mesmo tempo, reafirma a necessidade de que as medidas sanitárias sejam levadas em paralelo às atividades econômicas funcionando na plenitude. Ou seja, sem restrições seja de dia, horário ou segmento de atuação.

As empresas de nossa cidade seguem fechando as portas definitivamente e eliminando centenas de empregos o que, inevitavelmente, agrava ainda mais a crise social com impacto especialmente sobre as famílias de baixa renda que dependem do setor privado como fonte de sustento.

Reforçamos, por fim, nossa reivindicação da suspensão das restrições de circulação e funcionamento ainda restantes. Só assim iremos superar essa triste doença e, ao mesmo tempo, minimizar a tragédia social que já se faz presente em nossa sociedade.

Uberlândia, 04 de maio de 2021

Paulo Romes Junqueira

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub


Legenda:
Créditos: