29/01/2024

Projeto Jardim Urbano transformou pontos de ônibus em galerias de arte em parceria com a Brasal Incorporações

Iniciativa promoveu intervenção urbana artística na Avenida Monsenhor no último domingo (28)

O Jardim Urbano, projeto que há três anos revitaliza espaços urbanos com arte, concluiu sua mais recente edição, intitulada "Jardim Urbano - Edição Monsenhor Eduardo", no último domingo, 28 de janeiro. Apoiado pela Brasal Incorporações pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é um marco na celebração da criatividade e na integração da comunidade com o ambiente urbano. Neste ano, a ação cresceu e reuniu nove talentosos artistas regionais que transformaram os pontos de ônibus da Avenida Monsenhor Eduardo em autênticas galerias de arte ao ar livre, cada um ao seu estilo. 

Gabriela Zago, Coordenadora de Marketing da Brasal Incorporações Filial Uberlândia, destaca que a intervenção artística foi além da estética visual, buscando estimular a reflexão sobre o crescimento da cidade não apenas no aspecto industrial, mas também no cultural. "Projetos como o Jardim Urbano fortalecem os laços da nossa comunidade com a arte e a cultura, além de impulsionarem a economia criativa local. A valorização cultural da cidade e a harmonização urbana são  compromissos da Brasal Incorporações, por isso apoiamos ações que fazem a diferença, como o Jardim Urbano.", ressalta.

os artistas convidados deixaram suas marcas nas partes internas dos pontos de ônibus com obras exclusivas, enquanto as partes externas foram uma homenagem à Mogiana, antiga via férrea que foi vital para o desenvolvimento de Uberlândia. Débora Costa, idealizadora do projeto, comenta que a grande importância da intervenção é o potencial da economia criativa. “Ter a Brasal como apoiadora, inclusive de outras empresas e o apoio da prefeitura, abre um horizonte de possibilidades para pensarmos o fomento da cultura no município. Isso é um ganho para toda a comunidade pois existe uma devolutiva social, mas também mostra um horizonte de possibilidades.”

Cada ponto de ônibus foi ilustrado com uma parte da antiga linha férrea, criando, ao se unirem, um tributo à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Para Tiago Dequete, um dos artistas que participou ativamente da intervenção, essa troca de processos artísticos representa uma ressignificação do espaço urbano. “Para nós que somos artistas do urbano e já atuamos em diversos cenários que a cidade, a intervenção nos proporciona fazer isso de uma forma coletiva, junto com outros colegas, com artistas que admiramos. É muito gratificante.” 

A população pôde acompanhar a intervenção durante a Feira Livre que acontece sempre aos domingos na Avenida. Essa participação reforça a importância de ressignificar espaços urbanos, pois estimula e promove a identidade cultural da cidade, tanto no senso de pertencimento da sociedade, quanto na participação efetiva dos artistas de Uberlândia. Para Gabriela, a participação da população na ação destaca a importância de iniciativas que busquem revitalizar o ambiente urbano em que a comunidade vive, e também de parcerias como a da Brasil com o Jardim Urbano. “É esse fortalecimento de laços entre comunidade, artistas e a própria cidade de Uberlândia que a Brasal busca.Por isso continuamos com essa contribuição para o cenário artístico e urbano da cidade, apoiando projetos como o Jardim Urbano que mudou a cara de uma das principais avenidas da cidade.” finaliza. 

Sobre a Brasal

Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária, produção e distribuição de bebidas, concessionária de veículos, comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável.

Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivencia ou investe em um Brasal. Chegou ao mercado de Goiânia em 2011, quatro anos depois lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia.

Nos seus 20 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 8.500 unidades entregues e em obra, cerca de 1,5 milhão de metros quadrados construídos e R$ 7,3 bilhões em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados.

Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos, é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work), alcançando pela 6ª vez consecutiva a certificação GPTW. Além disso, seu Sistema de Gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQP H/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade. Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio. Todos eles feitos sob os mais exigentes critérios de inteligência e excelência construtiva, que visam processos sustentáveis no âmbito social e ambiental. A Brasal Incorporações trabalha para que a satisfação seja o elo entre sua marca e seus clientes, internos e externos. Porque confiança gera resultado.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: