13/08/2021

Propostas para ampliação de benefícios para pais e mães, além das licenças maternidade e paternidade, foram discutidos em evento da Amcham

Executivos de empresas discutiram possibilidade de ampliação dos benefícios visando nova realidade social

As licenças de maternidade e paternidade são benefícios legais garantidos aos colaboradores das empresas. No entanto, diante das novas dinâmicas e realidades sociais, algumas organizações já discutem e implementam a ampliação de benefícios para pais e mães, indo além do que o exigido por lei.  Algumas ações foram destacadas na última edição do Business Affairs, evento da Amcham Brasil exclusivo para presidentes de empresas e que, na sua ultima edição, colocou em pauta o pilar social da ESG com discussões sobre diversidade e inclusão.

No último encontro, os speakers convidados foram Monalisa Gomes, country manager LATAM, Spain  & Portugal na Schauer Agrotronic GmbH e Luiz Felipe Massad, diretor de recursos humanos no Magazine Luiza. Ambos destacaram ações que buscam oferecer um apoio diferenciado para colaboradores durante a licença maternidade e paternidade, incrementando o benefício legal e considerando os diversos modelos familiares. O cheque mãe, a entrega de kit boas-vindas para bebês, contratação e promoção de mulheres grávidas e ampliação das licenças paternidade foram algumas das tendências apontadas.

A gerente regional da Amcham em Uberlândia, Larissa Cruvinel, ressalta a importância da temática que movimentou o encontro. “Começamos a perceber uma consciência maior dos líderes em relação a necessidade de se ter práticas mais inclusivas. Os primeiros meses do nascimento de um bebê são momentos de mudanças profundas no ambiente familiar, então, quando possível, é interessante que as empresas ofereçam um apoio que extrapola o exigido por lei, e que, em contra partida, gera maior senso de pertencimento e acolhimento por parte das colaboradoras e suas parcerias afetivas”, pontua Larissa.


Legenda:
Créditos: