15/02/2022

Quando é a hora de levar o pet ao veterinário: especialista da Una Uberlândia dá dicas aos tutores

Clínica veterinária da Faculdade possui condições especiais para comunidade, em atendimentos na manhã e noite

É difícil encontrar alguém que nunca pensou em ter um pet. Segundo os números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e atualizados pelo Instituto Pet Brasil, no país há 139,3 milhões de animais de estimação. E para quem tem ou deseja ter um pet, é preciso entender quando se deve levar os peludos ao veterinário para garantir a saúde e bem-estar do bichinho. A coordenadora dos cursos de agrárias da Una Uberlândia, Hélida Leão, orienta o público sobre quando é a hora de levar o pet para uma avaliação médica. 

De acordo com Hélida, quando filhotes, especialmente cães até seis meses, é indicado consultas mensais devido as vacinas necessárias e a avaliação de desenvolvimento. “Já os gatos, por exemplo, precisam ir ao veterinário  a partir dos 45 dias de vida para receber a vacina, e a vermifugação, deverá ser dada em torno do 15º ao 30º dia de vida”, explica. 

A especialista reforça, ainda, que as idas ao veterinário devem seguir uma periodicidade, e que este hábito pode garantir a descoberta de irregularidades de forma precoce, o que pode ajudar em um possível tratamento. “Por exemplo, no caso de roedores, como os hamsters, o indicado é levar o animal cerca de duas vezes ao médico para um check-up geral. Com essa prática, conseguimos ter um amplo e completo acompanhamento da saúde do pet, identificando problemas que muitas vezes não foram percebidos pelos tutores. Entretanto, devemos sempre ficar atentos ao comportamento dos peludos para identificar sinais como: má alimentação, salivação excessiva, pouca ingestão de água, ou se os animais estão mais quietos e amoados”, detalha ela.

Clínica-Escola de Medicina Veterinária oferece atendimentos para comunidade com condições especiais

Um dos serviços do Centro Universitário Una Uberlândia à comunidade é a Clínica-Escola de Medicina Veterinária, que possui uma estrutura completa e oferece condições especiais para atender animais como cães, gatos, roedores, e também os silvestres, por exemplo, tamanduás e cobras.Hélida conta que os atendimentos acontecem de segunda à sexta, das 13h às 18h, ou nos períodos da manhã e noite com agendamento prévio. Para levar o pet, basta entrar em contato pelo telefone (34) 8411-2904, de segunda a sexta, das 14h às 18h. 

Dentre os serviços oferecidos estão atendimento clínico, exames laboratoriais, exames de imagem e procedimentos cirúrgicos. A coordenadora de cursos, Hélida Leão, conta que todos os atendimentos são feitos pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária e professores responsáveis. “A Clínica-Escola é uma oportunidade ímpar para nossos alunos colocarem em prática o que aprendem dentro de sala de aula, reforçando nossos pilares de empregabilidade e empresabilidade, e se preparando para ingressarem no mercado de trabalho totalmente preparados e com diferenciais que irão destacá-los. Os estudantes participam dos atendimentos que acontecem durante o período de aula, manhã ou tarde, sempre acompanhados dos professores responsáveis”, destaca.

Hélida também destaca que a clínica, além de atender os pets de toda a comunidade e ser um espaço de aprendizado para os alunos, também desenvolve parcerias solidárias. “Atendemos e fazemos todos os cuidados necessários dos animais de rua que são resgatados pelo vereador Servio Túlio. O abandono é uma realidade em todo o Brasil, e estes pets que são resgatados precisam ser avaliados. Assim, na clínica fazemos os exames necessários, se for preciso a prescrição de medicamentos e outros cuidados necessários”, finaliza ela.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.

Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor de serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: