29/04/2020

Saiba quais alimentos podem acalmar e aliviar a ansiedade

Isolamento social pode provocar ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus

Em tempos de coronavírus e a necessidade de distanciamento social para evitar a proliferação da doença, alguns sentimentos de angústia, estresse e ansiedade podem afetar as pessoas. Uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, proteína magra e grãos integrais pode ajudar e reduzir os impactos destes sentimentos de forma natural. Alimentos e temperos também têm ação semelhante a alguns medicamentos antivirais e podem ser utilizados dentro de um arsenal de substâncias que juntas, ajudam no combate à Covid-19.

A professora do curso de Nutrição da Una/Itumbiara - que faz parte da Ânima Educação,  Maira Barbora, lista alguns alimentos benéficos em tempos de quarentena e combate à Covid-19. “Bebidas fermentadas e queijo contribuem para a manutenção das bactérias saudáveis do nosso intestino que estão associadas com o aumento da felicidade e melhora da imunidade e, em algumas pessoas, reduzem a ansiedade e o estresse. O consumo de fibras naturais como verduras, legumes e frutas também ajudam na multiplicação dessas bactérias saudáveis”, explica. Outro nutriente que melhora o humor é o selênio, presente nas castanhas, cogumelos e soja. Um alimento rico em selênio é a castanha do Pará, mas lembre-se que deve ser consumida com moderação. 

O chá de camomila possui propriedades relaxantes,  flavonoides e apigenina capazes de controlar os sintomas da ansiedade, além de possuir também propriedades semelhante aos medicamentos antivirais, sendo uma ótima opção para ser consumido a noite. O chá verde contém um aminoácido chamado teanina, com propriedade calmante que contribui para diminuir o estresse e também é rico em catequina que pode auxiliar no combate à Covid-19. A teanina ainda faz aumentar a produção de serotonina e dopamina (neurotransmissor que atua diretamente no cérebro). A sugestão é substituir refrigerantes, café e bebidas alcoólicas pelo chá verde, com o cuidado de não consumi-lo no período da tarde e noite, pois pode atrapalhar o sono devido a presença de cafeína. 

O chocolate, famoso por melhorar o humor,  é rico em catequinas. Mas é melhor optar pelo amargo, por ser uma boa fonte de magnésio e ainda possui flavonoides e alto teor de triptofano, que auxiliam na proteção dos neurônios. Na escolha do chocolate amargo, prefira os que têm 70% ou mais de cacau, com um consumo diário de 40 gramas.

O ovo é rico em vitamina D, excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Ele também contém triptofano (aminoácido essencial) que é precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, a memória e o comportamento, o que auxilia, indiretamente, no alívio da ansiedade. Os peixes (ricos em gordura) salmão, cavala, sardinha, truta e arenque são ricos em ômega-3, que ajuda a regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação provocada por agressores, como os radicais livres, e promover a função cerebral saudável e podem reduzir os níveis de ansiedade.

O açafrão é um excelente tempero, pois possui propriedades antioxidantes e inflamatórias e também pode auxiliar no combate à Covid-19 por ser rico em curcumina. Esse tempero pode ser utilizado a qualquer hora do dia e adicionado no ovo, feijão, arroz, entre outras preparações.


Legenda:
Créditos: