22/09/2021

Setembro Verde: estudante e intérprete de libras falam sobre a importância da acessibilidade durante aulas e atividades

A atenção e investimentos de empresas em diversidade e inclusão vem crescendo cada vez mais, atendendo uma necessidade inadiável do mercado de trabalho e da sociedade. O mês de Setembro é marcado pela campanha “Setembro Verde”, que busca dar visibilidade à inclusão da pessoa com deficiência e reforça a necessidade de iniciativas inclusivas por parte de empresas, instituições e associações. A adoção de ações neste sentido envolve de forma primordial a acessibilidade para garantir que pessoas com deficiência não apenas participem de atividades, mas que haja inclusão e extensão visando a adaptação, e eliminando as barreiras. Destacando a importância deste processo se iniciar ainda na educação, para garantir um aprendizado de qualidade e consequentemente condições para a entrada no mercado de trabalho, aluna e intérprete da Una Itumbiara, compartilham a experiência de um acompanhamento especializado. 

A estudante do curso de nutrição da Una Itumbiara, que faz parte do ecossistema Ânima Educação, Thalyta Cristhyna Silva Santos, sente a diferença desta inclusão no dia a dia. A aluna, é acompanhada diariamente por um intérprete de libras, e conta como é a rotina com o apoio do especialista. “O Rogério Marques me acompanha em todas as aulas, nas que são online a gente se comunica pelo WhatsApp quando tenho alguma dúvida ou quando não entendi algo, por exemplo. Já nas aulas presenciais ele me acompanha na sala mesmo, repetindo quando necessário o que o professor ou os alunos falaram”, contou. 

A primeira vez que Thalyta teve contato com um professor de apoio foi durante o ensino médio, e a universitária compartilha a disparidade no aprendizado antes e depois do acompanhamento. “É uma diferença grande, pois os intérpretes me auxiliam muito nas aulas, percebo que consigo tirar notas melhores com o apoio do professor, pois quando não tem alguém e não entendo algo, fico perdida e às vezes com vergonha de pedir para o professor repetir a fala, aí é onde o intérprete me ajuda repetindo a informação”, pontuou ela.

Rogério Marques, que é assistente social e intérprete da Una Itumbiara, acompanha a aluna desde o início da graduação e explica que o apoio é oferecido em todas as aulas e atividades em sala ou de extensão, mediando a comunicação por meio da leitura labial. “A aluna tem toda a autonomia discente e o papel do intérprete é de fazer a mediação comunicativa com professores e colegas, sendo que as especificidades de cada estudante são atendidas de diferentes maneiras para garantir o melhor aprendizado”, pontua ele. 

A gerente da Una Itumbiara, Erika Costa Viviane da Costa, finaliza lembrando o pilar fundamental da instituição em trabalhar e promover a diversidade e inclusão. “Nosso aluno precisa assistir às aulas, participar das atividades e absorver ao máximo o conteúdo e ensinamentos transmitidos. Para garantir isso, é preciso ter certeza de que as especificidades de cada um estão sendo atendidas. A inclusão e diversidade, somadas à educação de qualidade, podem transformar o futuro, o mercado de trabalho e a sociedade. E é importante que esta percepção esteja presente em nosso dia a dia, e que sigamos trabalhando para incluí-la em todas as áreas”, aponta Erika. 

 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una atua em Minas Gerais e Goiás, oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação além da pós-graduação. Posicionada entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.


Legenda:
Créditos: