25/08/2021

Tabagismo é o principal fator de risco para desenvolvimento de mais de 10 tipos de câncer

Em função do Dia Nacional de Combate ao Fumo, Hospital do Câncer disponibiliza cartilha e vídeo explicativo com orientações para abandonar o hábito de fumar

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Só no Brasil, estima-se que mais de 160 mil pessoas morrem precocemente devido às enfermidades causadas pelo hábito de fumar, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). São cerca de 50 doenças que têm relação com o tabagismo, dentre elas, mais de 10 tipos de câncer, como o de pulmão, laringe, estômago, pâncreas, entre outros. Diante de números tão alarmantes, o dia 29 de agosto é nacionalmente dedicado ao combate ao fumo. Foi em função da data, e visando conscientizar a população sobre esta dependência, que o Hospital do Câncer em Uberlândia disponibiliza uma cartilha e um vídeo explicativo antitabagismo para apoiar e dar dicas para a população que busca abandonar o tabaco.

Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes, além disso, tem menor resistência física, menos fôlego e até pior desempenho na vida sexual. Aqueles que têm o hábito de fumar, ainda envelhecem mais rapidamente, têm dentes amarelados, cabelos mais opacos e pele enrugada. Além de todas estas consequências, o tabagismo ainda potencializa as chances de desenvolver vários tipos de câncer, como comenta o cancerologista e coordenador médico do Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr. Rogério Araújo. “O cigarro está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de inúmeros tipos de câncer, tendo relação com o de pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia. No caso do câncer de pulmão ele é a principal causa, e cerca de 85% dos casos da doença estão associados ao consumo do tabaco”, destaca o especialista.

O câncer de pulmão, uma das principais doenças relacionadas com o tabagismo, representa cerca de 13% de todos os novos casos de câncer no país, sendo o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil e o primeiro em todo o mundo, em incidência e mortalidade, de acordo com o INCA. “Fumar aumenta em 40 vezes as chances de desenvolver câncer de pulmão, que é o mais letal do mundo. É um tumor grave e que merece atenção, pois os primeiros sintomas da doença costumam surgir quando a doença já está em estágios avançados, sendo os sinais mais frequentes a tosse, secreção com sangue, emagrecimento e falta de ar constante. Com índices como esse, não restam dúvidas sobre a necessidade de abandonar o hábito de fumar”, comenta Dr. Rogério.

Parar de fumar trará efeitos positivos mesmo para pacientes que já tiveram o diagnóstico de câncer. “Estudos já mostram que a nicotina reduz o efeito de quimioterápicos, inclusive alguns que são utilizados no tratamento do câncer de pulmão. Para pacientes que fazem radioterapia, fumar pode afetar o processo de cicatrização, fazendo com que a recuperação após o tratamento seja mais demorada. Os efeitos colaterais da quimio e radioterapia ainda tendem a aumentar com o consumo do tabaco, o que prejudica a qualidade de vida do paciente”, explica o cancerologista.

Confira alguns benefícios adquiridos ao parar de fumar:

  • Após 20 minutos - A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas - Não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas - O nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas - Os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias - O olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas - A respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano - O risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido pela metade.
  • Após 5 a 10 anos - O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

 

Cartilha antitabagismo e vídeo 'Fatos sobre o cigarro: porque parar de fumar?'

Para apoiar quem pretende ou está no processo de abandonar o tabagismo, uma cartilha com orientações e dicas para vencer a dependência está disponível para download no site hospitaldocancer.org.br. O material, desenvolvido pelo Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer do Hospital do Câncer em Uberlândia, o NUPPPEC, traz um teste em que é possível avaliar a intensidade de dependência e uma série de informações e sugestões que podem contribuir para o processo de abandono do tabaco. A cartilha pode ser acessada também através do link.

Também está disponível no canal do Youtube do Grupo Luta Pela Vida e no site hospitaldocancer.org.br, o vídeo 'Fatos sobre o cigarro: porque parar de fumar?', que apresenta diversos dados e informações importantes sobre o uso do cigarro.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: