29/11/2023

Trainee x Estágio: especialista explica a diferença e dá dicas para candidatos se destacarem

O mercado de trabalho atual é competitivo e dinâmico. Isso significa que os jovens profissionais devem  aprimorar constantemente suas habilidades, tanto as soft skills quanto as hard skills, para se  destacarem e garantirem oportunidades. Além disso, existem diversos tipos de vagas para aqueles  estudantes que ainda estão na graduação ou recém-formados, como Programas de Estágio e  Programas para Trainees. Dada a competitividade do mercado e a variedade de opções, é essencial  que os futuros profissionais compreendam as particularidades de cada uma e busquem se destacar. 

Para Fabiana Santos, Coordenadora de Trainee e Estágio da Selpe Gente e Gestão, as modalidades  proporcionam aos estudantes, incluindo recém-formados, a oportunidade de dar os primeiros passos  no mercado de trabalho e desenvolver habilidades que destaquem seu potencial. Além disso, ela  explica os benefícios para as empresas, ressaltando que a contratação desses jovens resulta em  diversas vantagens. “Mesmo com pouca ou nenhuma experiência profissional, eles trazem para o  ambiente de trabalho novas ideias, mais diversidade e conexões, além de oferecerem um significativo  suporte nas atividades diárias, refletindo em motivação para toda a equipe”. 

Diante dessas oportunidades, é preciso compreender a diferença entre os programas de estágio e  trainee, bem como suas características e os papéis distintos que desempenham no desenvolvimento profissional. 

Trainee x Estágio: qual a diferença? 

Para esclarecer as especificidades de cada programa, a coordenadora explica as diferenças. O  programa trainee é focado no treinamento e desenvolvimento de pessoas em fase final de formação  ou recém-formadas. “Geralmente, os trainees passam por um treinamento estruturado e têm a  oportunidade de explorar várias funções na empresa ao longo de um período definido. Esse programa  tem um foco claro no desenvolvimento de liderança e prepara os participantes para assumir cargos  estratégicos”, comenta Fabiana. 

Em outras palavras, um programa trainee abre portas para que recém-formados se qualifiquem para  cargos de maior responsabilidade nas empresas em que ingressam. Após um rigoroso processo de  seleção para identificar os talentos mais aderentes à empresa, os selecionados se tornam funcionários  efetivos. Isso significa que todos são regulamentados pela CLT e têm os mesmos direitos, como o 13° salário, FGTS e férias. Durante o programa trainee, que pode durar entre seis meses e três anos,  dependendo do formato, o profissional percorre diversas áreas para adquirir um conhecimento mais  profundo sobre o negócio. Outro diferencial desse tipo de vaga é que em, em geral, os trainees  recebem um salário acima da média de mercado. 

Enquanto isso, o estágio é voltado para estudantes que ainda estão cursando o ensino superior ou  técnico, os estágios representam momentos de aprendizado, que proporcionam o desenvolvimento  no ambiente corporativo. Durante o estágio, sempre supervisionado, o foco está no preparo das  pessoas para o trabalho e rotinas em uma empresa. Geralmente, os estágios têm prazo definido e  devem se adequar ao horário de aulas, não podendo ultrapassar seis horas diárias. No entanto, é  prevista uma exceção para 8 horas diárias nos casos em que o curso alterne teoria e prática. 

Fabiana oferece uma visão mais detalhada das diferenças entre essas oportunidades. "O programa de  estágio proporciona a chance de obter experiência prática em um ambiente de trabalho relacionado  à sua área de estudo. Nesse tipo de vaga, é obrigatória a presença de um supervisor, responsável por  orientar esse jovem, sem a cobrança de resultados. O objetivo é permitir que os estagiários apliquem  o conhecimento acadêmico na prática e desenvolvam habilidades relevantes para sua futura carreira. Além disso, para a contratação em um estágio, é imprescindível que a pessoa esteja devidamente matriculada em uma instituição de ensino”, explica Fabiana.  

Confira dicas para se destacar nos processos seletivos  

A coordenadora também oferece dicas para os candidatos que estão entrando no mercado de  trabalho. Para ela, é crucial que esses candidatos avaliem suas metas de carreira, o nível de educação  desejado e a experiência almejada ao escolher entre as diversas opções de programas disponíveis.  Além disso, ela enfatiza a importância de focar nas habilidades e soft skills adquiridas durante a  graduação, pois esses atributos podem fazer a diferença no processo seletivo. Isso inclui a capacidade  de ser colaborativo, flexível, buscar conhecimento e muito mais. 

Fabiana também compartilha que, para os jovens profissionais que buscam oportunidades específicas  em programas de trainee, é fundamental que tenham clareza sobre seus objetivos individuais de  crescimento de carreira. 

“Independentemente da escolha entre programas de trainee e programas de estágio, todos  desempenham um papel vital na formação dos profissionais. Eles possibilitam o desenvolvimento de habilidades, a aquisição de experiência e a construção de uma base sólida para uma carreira  promissora. O RH desempenha um papel fundamental ao oferecer oportunidades para que esses  jovens demonstrem interesse e busquem conhecimento, contribuindo para o constante  aprimoramento. Afinal, com um programa bem estruturado, todos ganham: estudantes, empresas,  escolas e o mercado de trabalho em geral, fomentado por profissionais cada vez mais qualificados”,  finaliza.  

Sobre a Selpe Gente e Gestão 

A Selpe é uma consultoria de RH com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte, Contagem, Conselheiro  Lafaiete, Uberlândia, São Paulo e Recife, a Selpe oferece apoio consultivo e estratégico em  recrutamento e seleção, tecnologia no RH, desenvolvimento de líderes e equipes, programas de  trainee e estágio e contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os  segmentos de negócio.


Legenda:
Créditos: