02/10/2020

UMC e COT Oncoclínicas promovem ação de prevenção no Outubro Rosa

Especialistas vão debater e tirar dúvidas sobre o câncer de mama visando estimular a prevenção do tumor entre as mulheres através da informação

A prevenção é sempre a melhor forma de combater doenças, e neste mês com a campanha Outubro Rosa, a conscientização para evitar o câncer de mama ganha destaque. Aderindo ao movimento, o UMC - Uberlândia Medical Center e o COT Oncoclínicas unem seus especialistas em transmissões ao vivo, ao longo de todo o mês, compartilhando informações sobre autocuidado, diagnóstico precoce, papel da alimentação, importância da atividade física e a necessidade de superar o medo do diagnóstico. As lives acontecerão nos perfis das instituições no Instagram: @complexoumc e @cotcentrooncologico nos dias 5, 13, 19 e 26 de outubro, sempre às 19h30.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo, e a informação pode fazer a diferença não apenas para incentivar os exames e diagnósticos, mas também quando da descoberta do problema. Os temas levarão as pessoas a terem uma visão mais clara sobre esta doença, seja no aspecto físico, assim como também na questão emocional e de bem estar. Confira as datas e temas das lives:

  • 05 de Outubro - Autocuidado e importância do diagnóstico precoce com os especialistas: Dr. Juliano Cunha, mastologista oncológico do COT Oncoclínicas e Dr. Marcelo Holanda, mastologista especialista em reconstrução de mama, que faz parte do corpo clínico do UMC.
  • 13 de Outubro - Alimentos preventivos e alimentação pré e pós-quimio com as especialistas: Dra. Daniela Than, nutróloga do UMC e Dra. Florença Neves, oncologista clínica do COT Oncoclínicas.
  • 19 de Outubro - Importância da atividade física para a prevenção e na linha de cuidados oncológicos com: Dr. Dimas Democh, nutrólogo e médico esportivo e participação do Dr. Luciano Paladini, oncologista no COT Oncoclínicas.
  • 26 de Outubro - Superação e medo: com as médicas do corpo clínico do COT Oncoclínicas, Dra. Valéria Ribeiro, oncologista, e Dra. Natássia Lawal, especialista em cuidados paliativos.

Esta parceria entre COT Oncoclínicas e o UMC, é mais um importante passo de integração entre duas instituições que são referências em saúde na cidade e toda a região, como destaca a oncologista e diretora clínica do COT Oncoclínicas, Dra. Valéria Ribeiro. “Somos o principal centro oncológico de Uberlândia e região e nos unimos com o complexo do UMC, que é referência em saúde, para contribuir com a comunidade durante o Outubro Rosa. Nossos especialistas farão encontros com uma linguagem simples e acessível, de forma a levar informações que podem fazer a diferença para quem acompanhar estas lives”, afirma Valéria.

O diretor do UMC, Dr. Alexandre de Menezes Rodrigues, também ressalta a importância desta ação conjunta e de outras que estão por vir. “Neste mês estamos com esta campanha envolvendo as duas marcas e os especialistas em oncologia, e já estudamos novas ações para fortalecer este trabalho de prevenção que é essencial à sociedade. Nosso objetivo é unir forças em prol das pessoas, afinal temos estruturas diferenciadas para atender seja na prevenção ou acompanhamento dos tratamentos. É o início de uma parceria de sucesso para todos”, destaca.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: