27/07/2021

Una Itumbiara inaugura horta do Projeto Ipê na Escola Municipal Joaquim Luiz de Miranda, no próximo sábado (31)

Alface, batata, cenoura e cebola são algumas das hortaliças mais comuns nos pratos das famílias brasileiras. Os alimentos são ricos em nutrientes e importantes para manter uma dieta adequada e balanceada. E agora, alunos e colaboradores da Escola Municipal Joaquim Luiz de Miranda contarão com uma horta repleta dessas hortaliças. A novidade é fruto do Projeto Ipê, por meio do Horta na Escola, uma iniciativa da faculdade Una Itumbiara, que faz parte do ecossistema Ânima Educação. A inauguração do espaço acontece no próximo sábado, 31 de julho, às 15h na escola municipal, que fica localizada na rua 210, número 65, bairro Nossa Senhora da Saúde, com a presença de Silvana Fernandes Matos Macedo, secretária municipal de educação. 

A coordenadora do projeto e professora da Una Itumbiara, Tatiana Faria, compartilha que essa é a segunda horta produzida pelo Horta na Escola que conta com a participação ativa dos alunos da Faculdade. “Nossos estudantes de Agronomia participam de todo o processo de construção, desde a análise do terreno, levantamento das hortaliças que serão cultivadas, até a implantação do espaço com a preparação adequada do solo, por exemplo”, comenta ela. Os estudantes também estão presentes nas etapas após a implantação da horta realizando uma completa orientação com os profissionais e alunos das escolas com dicas sobre como cuidar da horta. “Além dos alunos da área de agrárias, nossos futuros nutricionistas são responsáveis por apresentar aos professores e colaboradores como as hortaliças podem ser utilizadas para uma alimentação saudável e ainda apresentam diferentes formas de preparo dos alimentos. Uma oportunidade de colocar em prática, ainda durante a faculdade, as técnicas e conhecimentos que farão parte do dia a dia deles como profissionais”, acrescenta ela. 

A diretora da Escola Municipal Joaquim Luiz de Miranda, Dalva Maria Miranda, conta que na instituição as principais hortaliças plantadas foram o alface, couve, rabanete, beterraba, cenoura e tomate que serão utilizadas para compor o cardápio da merenda escolar. “Além de estimular uma alimentação mais saudável, em vista que teremos um fácil acesso a alimentos que muitas vezes os estudantes não têm contato, a horta permitirá trabalhar o sentimento de pertencimento a escola, por meio de oficinas pedagógicas e também um futuro trabalho em grupo, com alunos e colaboradores, para a manutenção do espaço”, afirma a diretora. 

Para futuros passos, Dalva Maria reforça que com a orientação e treinamento do time da Una Itumbiara, será possível realizar novos plantios, inclusive com hortaliças ainda menos populares como ervas medicinais, acelga e pepino. “É uma oportunidade para que nossos estudantes experimentem, gostem e passem a consumir esses alimentos com mais frequência, aprendendo como aproveitá-los para evitar o desperdício, e levando esses conhecimentos para dentro de casa”, finaliza ela. 

Projeto Ipê

O Projeto Ipê é uma iniciativa da Una Itumbiara que reúne alunos dos cursos de agronomia, nutrição, biomedicina e farmácia em atividades de extensão, sob a coordenação da professora da Una Itumbiara, Tatiana Faria. O projeto abarca todas as iniciativas de extensão relacionadas às ciências agrárias, como o Horta na Escola e o Grupo de Estudo de Plantas Medicinais (GEPLAN), além de outras ações que possam ser lançadas futuramente.

O objetivo do Projeto é unir constantemente estudantes e comunidade, trazendo benefícios para ambos. “Queremos cada dia mais diversificar as ações da nossa iniciativa, dentro da área de ciências agrárias, porém tendo como membros alunos e professores de diferentes cursos porque sabemos que a diversidade e pluralidade de ideias tem muito a somar. Além disso, buscamos apoiar e oferecer experiências e melhores condições de trabalho para nosso público-alvo, que são as escolas da comunidade e os pequenos produtores rurais locais”, conta Tatiana Faria.




Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: