08/09/2021

Una Itumbiara realiza colheita de horta em parceria com Secretaria de Ação Urbana e se prepara para plantar mais quatro terrenos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de pelo menos 400 gramas de hortaliças, legumes, frutas e verduras por dia, para cada pessoa. Entretanto, o difícil acesso e a alta nos preços podem fazer com que famílias não consigam seguir essa recomendação. Diante deste cenário, a Una Itumbiara, que faz parte do ecossistema Ânima Educação, participou com a Secretaria de Ação Urbana da Prefeitura de Itumbiara, da entrega, na última quinta-feira - 02 de setembro - da colheita da Horta do Bem, uma iniciativa que beneficia mais  de 5 mil famílias carentes de Itumbiara e região. A partir de agora, caberá à Una, por meio de seus alunos e professores, dar sequência ao trabalho de desenvolvimento e produção desta horta, como foi anunciado pelo secretário de Ação Urbana, Tom Oliveira, durante o evento.

As hortaliças e verduras cultivadas por meio do projeto Horta do Bem foram entregues à instituições, entidades e órgãos públicos, que farão a distribuição para as famílias atendidas. A Una, por meio dos alunos e professores dos cursos de agronomia e nutrição, seguirá com todo o processo de cultivo, desde a análise do solo, escolha dos alimentos que serão plantados, plantação, cuidados, controle de pragas, até a colheita.

De acordo com Tom Oliveira, secretário de Ação Urbana, esta é mais uma parceria efetiva com a Una. “É uma parceria de suma importância, primeiro por questão do cuidado com os produtos que serão produzidos, da assistência técnica, informação e a programação daquilo que pode ser produzido dentro do nosso calendário agrícola. O conhecimento é muito importante, pois o aluno da Una, não só terá o aprendizado, mas também a informação correta para nós dar”, pontuou. 

Parceria é ampliada neste semestre e mais quatro terrenos receberão hortas

Para os próximos meses de 2021, a parceria entre a Una e a Secretaria será expandida buscando ajudar ainda mais a comunidade. A coordenadora de cursos da Una Itumbiara, Dayana Rosa de Melo, compartilha que outros quatro terrenos da Prefeitura passarão a ser utilizados para a construção de novas hortas. “Seguiremos tocando a plantação do Horta do Bem, mas agora assumiremos o  preparo, planejamento, escolha da cultura e outros processos nestes outros locais que serão utilizados. Iremos plantar mandioca, milho, entre outros alimentos para colaborar com as famílias carentes”, explica ela. 

A gerente da Una Itumbiara, Erika Viviane da Costa, ressalta a necessidade da iniciativa e também a importância para os alunos da Faculdade. “A parceria com a Secretaria de Ação Urbana significa um suporte para aquelas famílias que precisam e terão a possibilidade de ter uma alimentação mais nutritiva e saudável. Além disso, para nossos estudantes é uma chance de praticarem a empregabilidade, as atividades que desempenharão ao se formar e também contribuir com sociedade”, finaliza ela.

 


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: