23/03/2021

Unidade Hospitalar do UMC abre nova UTI com 20 leitos exclusivos para Covid-19

A Unidade Hospitalar do UMC - Uberlândia Medical Center abre nesta quarta-feira, 24 de março, uma nova UTI com capacidade de 20 leitos, sendo que 10 começam a funcionar imediatamente e outros 10 na próxima segunda-feira (29). Todos são destinados para pacientes em tratamento da Covid-19. Com esta ampliação, somados aos outros 14 leitos entregues no fim de fevereiro por meio de parceria com o Juntos Por Uberlândia, a unidade passa a ofertar um total de 74 leitos em UTIs, sendo 54 exclusivos para pacientes com a Covid, outros 10 na modalidade neonatal e 10 para adultos nos demais atendimentos.

Estes 20 novos leitos de UTI serão abertos em uma unidade provisória, diante da necessidade urgente em atender ao aumento da demanda por conta da pandemia. Com a suspensão das cirurgias eletivas, a direção do UMC decidiu reorganizar o espaço de uma de suas unidades cirúrgicas para criação desta UTI. A estruturação contou com a aquisição de equipamentos com recursos próprios, além de 15 respiradores doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, FIEMG - Regional Vale do Paranaíba. Para iniciar a operação também foram contratados 40 novos profissionais.

O diretor do UMC, Alexandre de Menezes Rodrigues, destaca a importância desta decisão e o porquê de ter sido tomada neste instante. “Infelizmente a demanda por UTIs por conta da pandemia tem crescido e a abertura de 14 leitos no mês passado foi insuficiente, pois seguem com ocupação contínua de 100%. Então avaliamos que, neste momento, apenas uma unidade cirúrgica consegue atender os casos urgentes que não são relacionados a Covid, já que as cirurgias eletivas estão suspensas, e optamos por ajustar a outra unidade para receber estes 20 leitos em uma nova UTI provisória”, explicou o diretor.

Além destes 54 leitos de UTIs, a Unidade Hospitalar do UMC também destinou 60 dos 81 leitos de internação para pacientes com Covid-19. O diretor explica que a outra unidade cirúrgica e demais setores, incluindo leitos de internação, seguem sendo utilizados para os outros tratamentos e necessidades. "Temos a preocupação de garantir a manutenção dos demais atendimentos com toda a segurança e seguindo as medidas preventivas, inclusive com a ampliação das medidas já adotadas. Assim, além do Pronto Atendimento, nossas demais unidades estão funcionando, como a Maternidade UMC. Por isso mantemos a disponibilidade de leitos e de uma unidade cirúrgica para estes pacientes”, destaca Alexandre de Menezes. O Pronto Atendimento do UMC dispõe de serviços em Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia, Otorrino, Pediatria e Urologia.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: